quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Passatempo «Pretérito Perfeito»



A autora tem um exemplar para oferecer aos seguidores do Clube de Leitores - do livro Pretérito Perfeito. O livro será assinado e terá uma dedicatória para o/a vencedor(a)! 

Para participar, basta responder ao seguinte: Se fosse um verbo, qual seria? Em que tempo, e porquê?

As melhores respostas enviadas em comentário a este post (tanto aqui no blog, como na página do facebook ou ainda no grupo) vão a uma finalíssima de 3 dias a ser votada pelos membros do blog e seguidores. 

O envio das frases deve ser feito até Quarta, dia 5 de Março. No dia seguinte, anunciaremos as respostas que vão seguir para a finalíssima.

Boa sorte! 

*O vencedor terá que enviar-nos a sua morada. Em caso de não o fizer, o Clube atribuirá o livro a outro(a) finalista. Fique atento!

18 comentários:

  1. Seria o verbo "SER", no presente, porque assim poderia 'ser' tudo o que quizesse, ser feliz, triste, bonito ou feio e o principal posso ser ganhador ^^

    ResponderEliminar
  2. Se fosse um verbo seria sem sombra de dúvidas o Verbo " Navegar" sempre conjugado no tempo "Pretérito Imperfeito “eu navegava...Navegava a descoberta de um mundo novo mais justo e igualitário...Navegava em águas profundas onde a realidade e a ficção se fundiam partir de novas aventuras...Navegava navegando entre as estrelas o mar e os meus pensamentos …

    ResponderEliminar
  3. Se eu fosse um verbo, seria o "SONHAR" e no tempo futuro, pois acredito que todos devemos sonhar durante toda a nossa vida, sendo o sonho o caminho e a esperança para a felicidade.

    ResponderEliminar
  4. Seria o verbo Sentir...
    Porque, o meu lado esquerdo do peito faz com que EU sinta e escreva cada letra e cada palavra, na esperança de fazer com que TU sintas também. Não quero saber o que ELE ou ELES sentem, apenas quero escrever sentimentos e partilha-los. É difícil imaginar como VÓS sentistes as letras e as palavras que liberto, mas o que isso importa? Nada importa, se o mais importante é NÓS sentirmos. E isso sim, é verdadeiro!

    ResponderEliminar
  5. Chorar não seria, porque chorar é tão triste e triste de mim eu ficaria. Nem sorrir me apetece, porque o sorrir não é tudo que nos move (e aquece). Preferia ser um verbo inventado, o DILUVIAR recorrente no meu pensamento. E seria na segunda pessoa, para ser tu e sentir em outra pele. E na emoção serena, seria mais porque DILUVIARIAS num futuro que não deságua porque é feito do mofo das saudades pretéritas.

    ResponderEliminar
  6. Eu seria o presente do indicativo do verbo " dorler", eu dorleio-me.
    Foi o verbo que inventei para dizer que vou dormir, isto é, que vou ler. Sim, porque nunca vou para a cama dormir, vou ler para dormir . E dorleio-me todas as noites!

    ResponderEliminar
  7. Seria o verbo ler, no presente e no futuro. No pretérito enriqueceu-me.

    ResponderEliminar
  8. Eu não quero ser verbo nenhum com tempos para cumprir! Sou dono do meu tempo!
    Não quero ter processos para exprimir estados ou ações! Eu exprimo-me como bem entender!
    Não quero ter sabedoria eterna e obrigado a qualquer tipo de oração ou crença! Não obrigado!
    Não quero ser parte principal! Nem parte de coisa nenhuma!
    Não quero ter modos ou números!
    Não quero ter eloquência para não querer ser divino!
    Não quero ser transitório, auxiliar ou … que raio! Copulativo? Ah!Ah!Ah! Sou eu que escolho!

    ResponderEliminar
  9. Seria o verbo AMAR, no passado, presente e futuro, pois quem nunca amou não viveu

    ResponderEliminar
  10. O verbo Pensar. No presente. Eu penso... constantemente. Devo fazê-lo, tenho de o fazer para me manter a lucidez e o brilho do meu pensamento. Só a vontade de pensar me faz capaz de realizar aquilo que penso. Sabe tão bem poder ver do somos capazes por pensar mais um bocadinho...só um bocadinho.

    ResponderEliminar
  11. O meu verbo teima em fugir nas asas do vento que o meu pensamento persegue. Em cada momento parece presente para logo perceber que se tornou futuro... Serás mesmo fugir, ou convite à dança de sempre me (re)descobrir?!...

    ResponderEliminar
  12. Uma nova entrada no dicionário:
    poemar v. 1 ler e escrever poemas junto ao mar; 2 salvar a humanidade com poemas lidos e escritos junto ao mar
    Uma nova entrada na gramática:
    Poemar – verbo unipessoal, apenas se conjuga no Presente do Indicativo, na 3ª pessoa do singular que é muito plural.
    Exemplo: O mundo poema.

    ResponderEliminar
  13. ...MAR. Meu infinitivo verbo conjugado no presente... Sempre!

    ResponderEliminar
  14. ...MAR. Meu infinitive verbo conjugado no presente,,, Sempre!

    ResponderEliminar
  15. O verbo lembrar, na primeira pessoa do presente do indicativo.
    É algo que faço constantemente, lembrar lugares, pessoas, momentos.
    Vivo no presente, provavelmente porque a vida o exige, porque o dia-a-dia é feito de responsabilidades a que ninguém, nem eu, pode fugir. Mas o passado sempre me fascinou, sempre exerceu em mim um grande poder. Nunca tive pressa de crescer, mas ao mesmo tempo cresci demasiado depressa, por força das circunstâncias.
    O passado é a pérola que tanto valorizo mas que é tão rara e fugaz que foge mais rápido do que o tempo que eu realmente preciso para a desfrutar. Os meus dias são passados na nostalgia do que aconteceu e do que não aconteceu, na busca da fruição de momentos que não vão voltar.
    Vivo no presente, mas sempre saudosa do passado e, por isso, lembro.

    ResponderEliminar
  16. Opto pelo verbo LER ( hiperónimo de todas as ações e estados que os restantes verbos sugerem) . o tempo eleito é o Pretérito perfeito, o único que me garante a ação consumada e, portanto, a fruição experienciada!

    ResponderEliminar
  17. Escolheria o verbo SENTIR, no infinitivo. De quê vale ler um livro sem o SENTIR? Sem SENTIR a mensagem que ele trás? Sem SENTIR a sua textura ao toca-lo? É por SENTIR que, cada vez mais, o amor que tenho pela leitura aumenta, o respeito por quem escreve aumenta. Aumenta o meu SENTIR, o meu SENTIR que sinto que estou viva neste mundo tão imperfeito onde a perfeição está em SENTIR.
    SENTIR o livro que temos à frente!

    ResponderEliminar
  18. Se eu fosse um verbo, seria o verbo GARGALHAR… Em que tempo? No presento do indicativo. Porquê? Porque sou uma adepta fervorosa da boa disposição e o que me deixa mais feliz é passar essa boa energia a todos os que estão à minha volta… existe alguma coisa melhor, do que arrancar uma boa gargalhada do “vizinho” do lado?!?

    ResponderEliminar