quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Saramago na Porto Editora

E cá está a notícia que se aguardava: a obra do prémio Nobel da Literatura José Samarago passa a ser publicada pela Porto Editora. O acordo com as herdeiras do escritor foi anunciado já esta tarde na página da editora.


José Saramago
foto: Céu Guarda
"As herdeiras de José Saramago escolheram a Porto Editora para editar e promover a obra literária de José Saramago, em papel e e-book, em Portugal e nos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (à exceção do Brasil). O acordo entre as partes foi firmado hoje e nele se inscreve, também, o compromisso de definir estratégias conjuntas de divulgação da obra do escritor em todo o mundo, com especial atenção à comunidade lusófona.

Manuel Alberto Valente, responsável pelo departamento editorial que, na Porto Editora, tratará a obra do Prémio Nobel da Literatura, afirma que “é um privilégio acolhermos a vastíssima obra literária de um dos mais importantes escritores portugueses de sempre” e que “a Porto Editora é a melhor casa para um escritor da dimensão de José Saramago.”

Na escolha pelas herdeiras de José Saramago a favor da Porto Editora, para além de esta ser uma empresa totalmente portuguesa que se dedica ao livro desde a sua fundação, pesaram duas razões de particular significado afetivo: a de o Prémio Literário José Saramago, que desde 1999 distingue jovens escritores de língua portuguesa, ser promovido pela Fundação Círculo de Leitores (que integra o Grupo Porto Editora desde 2010); e o impulso que o Círculo de Leitores deu à carreira literária de José Saramago com a edição do livro Viagem a Portugal (1981), que veio a permitir que se dedicasse a tempo inteiro à escrita.

Com a entrada de José Saramago no nosso catálogo – onde já constam nomes como Mário de Carvalho, Valter Hugo Mãe, Sophia de Mello Breyner Andresen e Eugénio de Andrade – a Porto Editora afirma-se cada vez mais como uma referência maior na área da Literatura em Portugal.
"

Sem comentários:

Enviar um comentário