sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Recordar Pina no Sabugal

Manuel António Pina, que faria 70 anos na segunda-feira, 18 de Novembro, é recordado e homenageado esta semana no Sabugal que o viu nascer, no distrito da Guarda.

"O escritor, poeta e jornalista Manuel António Pina nasceu no Sabugal, distrito da Guarda, a 18 de novembro de 1943, e morreu no dia 19 de outubro de 2012, no Porto.
Em comunicado, a autarquia do Sabugal informa que na tarde de domingo serão realizadas iniciativas que "pretendem tornar público o reconhecimento" que "é devido" ao escritor distinguido com o Prémio Camões 2011.

Assim, às 16 horas será descerrada uma placa evocativa, na Praça da República, que foi "recentemente requalificada e intervencionada", com a colocação de "um conjunto de esculturas alusivas a Manuel António Pina e que incluem o poema 'Os Gatos'", segundo a autarquia presidida por António Robalo.
Segue-se a inauguração da exposição "Lugares - Homenagem a Manuel António Pina", no Museu Municipal do Sabugal, que ficará patente ao público até 31 de janeiro de 2014.

Para a sessão de abertura da exposição estão previstas intervenções de António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Luís Humberto Marques, diretor do Museu Nacional da Imprensa, Manuel Tavares, diretor do Jornal de Notícias, e Sara Pina, filha de Manuel António Pina.

Na ocasião, alunos do Agrupamento de Escolas do Sabugal farão a leitura de alguns poemas da autoria de Manuel António Pina, intercalados por momentos musicais pela Academia de Música local.

"A homenagem e a evocação do septuagésimo aniversário do nascimento de Manuel António Pina, que a Câmara Municipal do Sabugal e o Museu da Imprensa levam a cabo no dia 17, é o reconhecimento devido ao grande poeta, escritor e jornalista, que o Sabugal lhe presta", sustentam as entidades promotoras.

Em 10 de novembro de 2011 a Câmara Municipal do Sabugal também homenageou Manuel António Pina com a entrega da medalha de mérito cultural do município, na sessão comemorativa do Dia do Município, que assinalou os 715 anos da atribuição do foral pelo rei Dom Dinis.
Com a atribuição da medalha de mérito cultural a autarquia pretendeu reconhecer, em vida, a importância da figura e da obra do escritor.
Manuel António Pina foi autor de poesia, ficção, crónica, literatura infantil e de duas dezenas de peças de teatro. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi jornalista do Jornal de Notícias entre 1971 e 2001."

*in Jornal de Notícias.

Sem comentários:

Publicar um comentário