terça-feira, 26 de novembro de 2013

INTRODUÇÃO - «Lisboa, A Cidade Vista de Fora, 1933-1974», Neill Lochery

Este livro vale mesmo a pena. Apaixonei-me pela introdução feita por Neil Lochery, da qual vos deixo o primeiro parágrafo. Espero que gostem.

INTRODUÇÃO

Na ampla foz do rio, que segue calmamente o seu curso através de Espanha e Portugal ao longo de mais de mil quilómetros, situa-se a cidade das sete colinas. Lisboa, a «cidade da luz», é a última passagem do rio antes de desaguar no oceano que exploradores portugueses de séculos passados navegaram para descobrir grande parte do Novo Mundo. Lisboa e o Tejo como se fundem fisicamente, dando a impressão de que a cidade se agarra à margem enquanto as águas do rio descrevem o seu derradeiro percurso antes de se juntarem ao oceano com uma violenta colisão de correntes. Lisboa está localizada no extremo ocidental da Europa e, todavia, a sua história, tanto a antiga como a moderna, colocou-a em pleno centro dos palcos europeus e mundial. Na base da importância da cidade está a sua localização, com boas ligações ao mar Mediterrâneo e ao Atlântico Norte e Sul. A sua situação geográfica privilegiada permitiu aos portugueses explorar o mar e estabelecer relações comerciais entre uma parte considerável do Novo e do Velho Mundo. Em virtude da sua relevância estratégica, a capital portuguesa acolheu muitos visitantes, provenientes tanto de lugares próximos como distantes, muitos dos quais se sentiram inebriados com os seus ventos brandos, noites amenas e clima temperado durante todo o ano.


O Clube de Leitores e a Editorial Presença estão a oferecer 3 exemplares do livro. Veja o nosso passatempo em: http://www.blogclubedeleitores.com/2013/11/passatempo-lisboa-cidade-vista-de-fora.html

Consulte o livro no site da editora? http://www.presenca.pt/livro/lisboa-1933-1974/

Sem comentários:

Enviar um comentário