quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Amanhã é lançado "O livro do Universo - A Revelação do Cosmos e a Procura do Outro"


A mesma questão que ocupava Demócrito na Grécia antiga permanence intemporal e viva nos debates contemporâneos: «estamos sós no Universo?». Esta é porventura a pergunta que há mais tempo perdura, suspensa no quadro das angústias humanas, ao longo das civilizações e culturas que se têm sucedido, uma após outra, no nosso planeta.

O trajeto que propomos nesta obra inicia-se na longínqua Grécia pré-socrática e desemboca nos contributos cosmopolitas que apostam na matematização do espaço e do tempo, antecedendo a construção do edifício mental das Luzes. De permeio, resta a longa travessia do tempo, imóvel e fechado, desde a Idade Média até aos sobressaltos de uma Renascença que redescobre a excelência do Homem e o (re)liga ao todo cósmico.

Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese "O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa - do fim da Modernidade até meados do século XIX", a primeira no seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário