quinta-feira, 17 de outubro de 2013

«Quando o Cuco Chama» - J.K. Rowling regressa como Robert Galbraith

Segundo escreve o Sunday Times, citado pela AFP, o romance foi “saudado pela crítica” como “uma primeira obra notável”. Houve quem tivesse falado numa “estreia brilhante” e quem reparasse na forma como um autor masculino descrevia tão bem a roupa feminina.

O Sunday Times descobriu a “marosca” ao investigar as circunstâncias que levaram um escritor “com um passado no Exército e depois nos serviços privados de segurança a tornar-se numa revelação literária”, como se pode ler no site do jornal. Acabou por chegar ao nome de J.K. Rowling, que depressa admitiu a autoria, embora tenha dito que “esperava poder guardar o segredo durante mais algum tempo”.

“Tornar-me Robert Galbraith foi uma experiência absolutamente libertadora”, disse a autora de Harry Potter, através de um comunicado. “Foi maravilhoso ter publicado um livro sem que ele motivasse toda essa grande expectativa e confusão, e foi um verdadeiro prazer ter visto como ele foi acolhido sob um nome diferente”, acrescentou a escritora, revelando que o seu editor David Shelley foi “um autêntico cúmplice no crime”.


(...) The Cuckoo’s Calling vendeu cerca de 1500 exemplares desde o seu lançamento em Abril. Mas logo que foi revelada a identidade do seu verdadeiro autor, subiu mais de cinco mil lugares no top de vendas da Amazon. (...)


Chegou ontem às livrarias portuguesas o novo livro de J.K. Rowling e nós leitores já sabíamos desta pequena mentira. Quando o Cuco Chama é o primeiro policial da escritora e promete fazer furor nas livrarias. Como já é previsível, vai haver muito burburinho e curiosidade em acompanhar a carreira da autora, depois do boom que foi criar Harry Potter. Despir essa pele não será certamente fácil, mas temos assistido a um percurso sólido, pensado e inteligente. 

O Clube de Leitores vai dedicar este dia a dar-vos as pistas deste policial. E desde já vos endereça um convite: vamos lê-lo juntos nesta quinzena de Outubro. J.K. Rowling vai estar em destaque no blog, fiquem connosco.

Para já, aqui fica a capa da edição portuguesa (publicada pela Presença) e a sinopse. 


«Quando uma jovem modelo, cheia de problemas na sua vida pessoal, cai de uma varanda coberta de neve em Mayfair, presume-se que tenha cometido suicídio. No entanto, o seu irmão tem dúvidas quanto a este trágico desfecho, e contrata os serviços do detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra - com sequelas físicas e psicológicas - e a sua vida está num caos. Este caso serve-lhe de tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal…

Um policial envolvente e elegante, mergulhado na atmosfera de Londres. Quando o Cuco Chama é um livro notável, um romance policial clássico na tradição de P. D. James e de Ruth Rendell, que marca o início de uma série verdadeiramente singular escrita por Robert Galbraith, o pseudónimo de J.K. Rowling, autora da série Harry Potter e do romance Morte Súbita.»

Curiosos?

Porque não compra o livro já no site da editora? http://www.presenca.pt/livro/quando-o-cuco-chama/

1 comentário:

  1. Olá!
    J.K. Rowling escreveu este livro... eu não acredito. Espero que ela faça sucesso com este livro com fez com a série de Harry Potter.
    Ela é uma escritora excelente... eu nunca consegui ler um livro inteiro por motivos de tempo mas ela é sem dúvida excepcional.
    Beijos e Boas Leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar