quarta-feira, 2 de outubro de 2013

livro do mês: Outubro é Júdice


Vão perguntar-me porque escolhi uma obra de Nuno Júdice para livro do mês aqui no Clube.
Vão perguntar-me porque escolhi um livro de prosa, mais concretamente de contos, em vez da poesia que tantos lhe conhecemos.
Vão perguntar-me o que acho do livro.

Respondo-vos já e começo pelo fim.

Escolhi "A Ideia do Amor e Outros Contos", publicado pela Dom Quixote, e sobre o livro não acho nada. Ainda. Ainda não acho nadinha. Quero partilhar convosco o processo da leitura. Está na minha prateleira dos a-ler há uns anos, nem sei como foi lá parar, e agarrei-o agora. Acho que chegou a sua hora de ser lido.


Sim, poesia. Nuno Júdice é sinónimo de poesia - e teve até já direito ao seu ciclo aqui no Clube. E eu amo poesia. Mas os contos são também uma paixão que me vem de longe. E é um estilo literário que sinto anda meio esquecido nos dias que correm.Quem sabe lhe vão ganhar o gosto, partilhando este livro comigo, connosco aqui.

Porque admiro Nuno Júdice - acabo de descobri-lo - é mais complicado de explicar. Mas há qualquer coisa na forma discreta de estar deste algarvio de 64 anos que me cativa e me leva a admirá-lo. E acho que vão gostar de descobrir-lhe a prosa neste Outubro. Venham daí.

Ana Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário