sexta-feira, 11 de outubro de 2013

«Ler é D. Quixote» - o próximo Bairro dos Livros

Este sábado, «Ler é D. Quixote» no Moinho de Vento
Os mais distraídos podem não ter reparado, mas o Bairro dos Livros inundou a Internet de pedidos de voluntários para uma acção especial e secreta com máquinas de escrever antigas, enquadrada na próxima edição do Bairro dos Livros. O apelo à acção e à imaginação funcionou e são várias dezenas aqueles que se juntarão este sábado, 12 de Outubro, para fazer do Largo Moinho de Vento, bem no centro da cidade, um espaço para a escrita colectiva e espontânea. «Em cada máquina de escrever vai nascer uma estória diferente, que vai ser elaborada pouco a pouco com a participação das pessoas anónimas que estejam a passar na rua», explica a Cultureprint. Em comum, todas as histórias terão a figura literária de Dom Quixote e o diálogo entre a realidade e o sonho, característico da personagem cervantesca. O resultado vai decorar as montras de algumas das livrarias do Bairro durante o mês de Outubro.
A iniciativa decorre no âmbito da Feira do Bairro que a Cultureprint vai começar a promover, já a partir deste sábado, naquele espaço, e que se repete nos dias 19 e 26 de Outubro, entre as 11h00 e as 18h30. Tratam-se de pequenas feiras dedicadas ao livro novo, antigo, usado, raro e em saldo, com espaço para artigos de papelaria, artesanato de papel, artistas e serviços criativos de qualidade e micro-escala. O projecto é apoiado pela Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer. À feira junta-se um programa cultural sempre diferente, a misturar a Literatura com o Papel e as Artes Plásticas e a nostalgia de uma música ambiente.
Este sábado, a iniciativa é dedicada a homenagear um dos maiores clássicos da Literatura com o tema do Bairro dos Livros deste mês «Ler é D. Quixote».

Sem comentários:

Enviar um comentário