domingo, 18 de agosto de 2013

Cronicando pela Ásia... A gruta dos morcegos

Mar da Tailândia, 
30 de Abril 2009

Imaginem uma gruta no meio do mar. Façam um esforço... Por entre aquelas pequenas ilhas escarpadas, surgem buracos escuros. E nada melhor do que pegar num caiaque e explorar todos os cantos. Com a ajuda preciosa de um remador, que conhece aquelas bandas como ninguém. 

Fui parar a uma ilha sem praia no meio. O acesso era uma pequena entrada (só a nado ou com um barco pequeno chega lá alguém). Os movimentos suaves do remo conduziam-me por pequenos canais onde tinha que baixar a cabeça para não bater nas estalactites. Ao longe, apontou o guia, uma rocha com boca de peixe.


 E, de facto, parecia.


Voltar ao barco principal com nova missão: ver a gruta dos morcegos! Lá avistei a escura casa dos bichos, ao longe. Uma toca no meio do oceano, aparentemente ninguém imaginaria ali vida... Entrei e rapidamente fiquei sem luz. Levava uma lanterna para apreciar o espectáculo. O cheiro era muito intenso, parecia enxofre. Apareceram os simpáticos animais, numa grande colónia. Dormiam pendurados de cabeça para baixo, muito sossegados e pachorrentos.



Pelo caminho pude apreciar as estalactites e estalagmites que se formaram ao longo dos anos. Uma tinha o nome de ice cream (gelado). Tirei algumas fotografias na escuridão. Fiz um ou outro filme. E continuei a ser guiado pelo remador novamente até à entrada.




Voltei a avistar a luz. Era tempo de partir para terra novamente. Para trás deixava todos aqueles pequenos Dráculas. 

Rodrigo Ferrão

1 comentário:

  1. Fantástica descrição, parecia que já fazia parte da história. Tenho a certeza que foi uma visita espectacular!

    ResponderEliminar