quarta-feira, 14 de agosto de 2013

«Cinquenta Sombras de Grey» promove violência contra mulheres?

O romance «As Cinquenta Sombras de Grey», «best-seller» mundial entre a literatura erótica, perpetua a violência contra as mulheres, segundo um estudo da Universidade de Ohio (EUA).

Segundo Ana Bonomi, que dirigiu o estudo, o livro é dominado pelo abuso emocional e sexual à principal personagem feminina, Anastasia.

«A violência por parte do parceiro afeta 25 por cento das mulheres com prejuízo para a sua saúde. As condições sociais atuais – incluindo a normalização do abuso na cultura popular através de romances, filmes e canções – criam o contexto que sustenta tal violência», diz a professora.

O livro de E. L. James, que se tornou uma trilogia, é descrito como «romântico» e «erótico» e relata a relação entre o multimilionário Christian Grey, de 28 anos, e da estudante Anastasia Steele, de 22.


*In Jornal A Bola, por redacção - 12-08-2013

1 comentário:

  1. Não li o livro, não por se tratar de literatura erótica como era classificado, apenas porque amigas minhas que leram e me descreveram o livro, não me parece que seja literatura erótica, ou pelo menos com erotismo com alguma sensualidade, mais me pareceu tratar-se de algo do género sadomasoquista. mas pelo frenesim criado, parece que muitas mulheres gostam desse tipo de relações, em que o homem domina duma forma sádica e as mulheres se subjugam, fazendo elas o papel de masoquistas. Mas como há gostos para tudo, aqui nem considero que sejam fetiches, sinceramente, nem sei o que o livro possa ter de romântico, Depende do que cada pessoa considera romantismo. Depois, coloco sempre umas certas reticências no que toca a trilogias. Normalmente o primeiro livro , ou filme, é um sucesso, dá dinheiro e seque-se o segundo, em que as expectativas se desvanecem. Ainda, assim, tenta-se o terceiro e a euforia do primeiro nada tem já a ver com o quase desentusiasmo do terceiro. Claro que não há regres sem excepções mas, eu gosto mais de livros que não avancem com o segundo ou o terceiro, Um bom livro e um bom Romance, vale por si só, não necessita estar a esticar a história. Aprecio o tema erótico. Em Arte, temos coisas fabulosas, fotografia, escultura, até mesmo literatura mas erotismo é uma coisa e pornografia ou algo mais violento, como disse sadomasoquismo, é outra completamente diferente.Quanto aos Best Seller, não compro nunca, ou raramente, um livro por ter sido considerado Best Seller, Temos literatura bastante boa que nunca foi Best Seller. Para quem gosta e se revê, porque existe, efectivamente muita gente que gosta de maltratar e ser maltratada, sem dúvida, nesses casos, compreendo que apreciem esse tipo de literatura, no entanto, continuo a não apreciar, Depois das Cinquenta Sombras de Grey, apareceu O Êxtase de Gabriel, depois Obsessão. Parece que as Cinquenta Sombras de Grey, deu azo a uma vertente literária, escrita, apenas para estar nos TOP's e não pelo valor literário da mesma.

    ResponderEliminar