sexta-feira, 12 de julho de 2013

Letras na Avenida: o festival do livro que arrancou hoje no Porto

A Avenida dos Aliados vai voltar a animar-se culturalmente, através da festa dos livros e de outras formas de expressão artística, em particular 'performances' poéticas e música. A iniciativa, denominada 'Letras na Avenida', realiza-se de 12 a 28 de julho.
Letras na Avenida é uma organização da Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social e da PortoLazer, em parceria com a produtora cultural Cultureprint, crl.. Tem por objetivo promover, difundir e democratizar o livro e a leitura, bem como fomentar os hábitos de consumo de produtos culturais, além de dinamizar a Baixa do Porto.
A iniciativa conta com a participação de cerca de uma centena de entidades, destacando-se as livrarias de grande tradição do Porto, como a Lello Editores, Imprensa Nacional Casa da Moeda, ou a livraria alfarrabista Moreira da Costa, a mais antiga da invicta, e outras mais recentes como a Poetria, ou a Book House. Adicionalmente, participarão no evento instituições como o Bairro dos Livros, a Universidade do Porto, o Instituto Piaget, o Cineclube, o Inatel, entre outras.
Para além do catálogo geral de cada livraria, mais de 50 editoras estarão com estas livrarias em exposição, entre as quais Relógio d' Água, Gradiva, Clube do Autor, Publicações Europa América, Edicare, Estampa, Lidel e Cinemateca.

POESIA DITADA E CANTADA

Na programação 'Bairro dos Livros' que animará o evento, além das tertúlias, encontros com os autores, sessões de autógrafos e lançamentos de livros, destacam-se as performances poéticas com os atores Rui Spranger, Isaque Ferreira e Renato Cardoso, num Stand-up Poetry que promete gargalhadas em verso.
O espetáculo musical "A Desdita" criará um ambiente mágico no palco 'Bairro dos Livros', com poesia cantada de Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner e José Afonso, através das vozes de Isabel Fernandes Pinto e Sofia Lemos, acompanhadas pela guitarra de Joaquim Pavão.
Paralelamente, ao nível de serviço educativo serão oferecidas oficinas variadas, que versarão temas identitários da cidade do Porto como os azulejos, o vinho do Porto, o Infante D. Henrique, entre muitas outras. Horas do conto e atividades de expressão plástica, levadas a cabo pelas bibliotecas, arquivos e museus municipais, integram também o programa de atividades.
Haverá, igualmente, oportunidade para assistir a uma mostra de histórias em cinema de animação produzidas no âmbito do projeto "Porto Desconhecido", promovido pela Associação de Ludotecas do Porto /CLIA-ANILUPA, desvendando memórias, curiosidades, festas e histórias da cidade do Porto transformadas em cinema de animação por crianças, jovens, adultos e seniores.
O Spoken Word , dos 'Estupendo Inuendo', traz-nos um espetáculo de histórias musicadas, "inspirado no género spoken word americano, mas contagiado pela tradição portuguesa de contar estórias, dizer poesia e desabafar com o vizinho".
Ainda no âmbito da performance poética, o Letras na Avenida vai trazer ao palco os coletivos poéticos da cidade para um despique, em jeito de desafio, que vai celebrar o "Best-of" da poesia nacional. O 'Bairro dos Livros' prepara ainda uma homenagem surpresa a Agustina Bessa-Luís e levará à cena desenhos e palavras ditas e escritas num cruzamento artístico entre o ator Nuno Meireles e o artista plástico Telmo Castro, convidando-nos para "um mergulho" num tanque com tubarões, leões e outros animais.

ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO DE VITORINO D'ALMEIDA

Em estreia nacional será exibido o documentário "Juntos", do realizador e maestro António Victorino d'Almeida, que estará presente para uma conversa animada com os seus muitos admiradores. "Juntos" foi produzido no rescaldo do 25 de Abril e fala-nos da relação dos portugueses com o fado. Esta obra conta com participações de vultos da cultura portuguesa como: Carlos Paredes, Natália Correia, Vitorino. Outras sessões do Cineclube do Porto enriquecerão o programa cinéfilo.
A música também marca presença nas Letras na Avenida. O Curso de Música Silva Monteiro animará os fins de tarde de 20 e 27, os Porta-Jazz subirão ao palco nas noites de 14 e 28, e, no dia 13, é o 'Porto Sounds' que levará música ao palco das Letras na Avenida.
Este palco acolherá ainda um espetáculo de marionetas e um momento de dança, em datas a anunciar.
Para além da programação de palco, o Letras na Avenida - cuja iniciativa foi pensada para celebrar o livro, a leitura e a promoção da cultura portuguesa - vai proporcionar momentos espontâneos de animação de rua, promovendo a interação entre público e artistas.
- See more at: http://letrasnaavenida.cm-porto.pt/#sthash.vsPnzgZX.dpuf

Hoje, foi assim / será...

14:30 – 15:00
UMA BREVE HISTÓRIA DA MOEDA EM PORTUGAL
A moeda e sua circulação em Portugal, desde a antiguidade clássica até à atualidade.
Auditório Pelouro do Conhecimento e Coesão Social - Divisão Municipal de Museus e Património Cultural

15:00 – 15:30
VEM NAVEGAR PELO MUSEU 
Oficina de construção de barcos rabelos. Crianças dos 6 - 12 anos
Auditório Pelouro do Conhecimento e Coesão Social - Divisão Municipal de Museus e Património Cultural

16:00 – 16:30
AS FESTAS DE Nª SR.ª DO Ó - Filme de animação
A partir de 1982 e por iniciativa da população da ribeira do Porto passaram a realizar-se as Festas de Nossa Sr.ª do Ó. Os festejos duravam 15 dias no Largo do Terreiro da Freguesia de S. Nicolau. [DURAÇÃO: 12’]
Edifício AXA/ - Auditório Pelouro do Conhecimento e Coesão Social Anilupa: Centro Social Paroquial de S. Nicolau.

21:00 – 22:00
Apresentação do livro “A última criada de Salazar”, de Miguel Carvalho, Ed.Oficina do Livro
Auditório Cultureprint - Oficina do Livro

21:30 – 22:30
Apresentação do livro "Como Folhas ao Vento", de Emília Leitão, Ed. Edita-me
Edifício AXA/ Auditório 1ª Avenida/ PortoLazer - Edita-me

Sem comentários:

Publicar um comentário