terça-feira, 16 de julho de 2013

É do borogodó: menininha

O balanço de cordas grossas tramadas a segurar a velha tábua de madeira. Na árvore, as formigas a subir e descer trabalhavam duro. A avó lavava a roupa e corava algumas peças brancas no quintal. Dentro da casa, girando na vitrola o disco colorido da Arca de Noé embalava brincadeira de gente grande e gente miúda.

Vinícius de Moraes e Toquinho fizeram três musicais infantis para televisão, todos com gravações disponíveis actualmente e completamente imprescindíveis para o divertimento geral!
Formiga, leão, foca, abelha, gato, pinguim, coruja e mais, todos animais interpretados por grandes nomes da música brasileira, em “Arca de Noé”, volumes 1 e 2. Depois, a dupla Vinícius e Toquinho elegeram bicicleta, espingarda de rolha, bola, robô e mais, também com grandes intérpretes, para cantar a “Casa de Brinquedo”.

Inevitável gostar de poesia para quem cresce ouvindo boas canções. Ao menos foi assim que eu me apaixonei pela literatura, com olhos vidrados nos encartes dos discos. “Arca de Noé”, publicado no formato livro em 1970, depois de uma década surgiu em disco e estreou como musical para programa de televisão, hoje disponível até em download.

Crescendo assim, a menininha ficou guardada no peito, com um pedaço generoso de infância coberto por cheiro de bolo da avó e notas musicais.

Arca de Noé - Menininha [Toquinho]

Penélope Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário