sexta-feira, 7 de junho de 2013

Acorda Porto! Não há Feira, mas há Escritores!


Vários escritores decidiram lançar uma iniciativa intitulada “Acorda Porto” para protestar simbolicamente contra a não realização da feira do livro nesta cidade e permitir um encontro entre os escritores e os seus leitores.

À iniciativa já aderiram Luís Miguel Rocha, Valter Hugo Mãe, Manuel Jorge Marmelo, Ana Luísa Amaral, Álvaro Magalhães, Afonso Cruz, Inês Botelho, Patrícia Reis e o próprio Miguel Miranda, que afirma que a “lista ainda não está fechada”.

“Com cordas – daí o ‘acorda Porto’ – iremos amarrar textos dos vários escritores nas árvores da lamentação, em protesto pela não realização de uma feira do livro que acreditamos que deve ser perpetuada”, afirmou Miguel Miranda à Lusa.

O primeiro escritor a avançar com uma acção alternativa à feira do livro foi José Luís Peixoto, que decidiu marcar para hoje um encontro com os seus leitores, no espaço dos Maus Hábitos, a que acorreram algumas dezenas de pessoas. Perante a plateia cheia, o autor mostrou-se satisfeito, lembrando que tem “muito hábito vir ao Porto e encontrar-se com os leitores” dos seus livros.

Uma das outras ideias/ iniciativas dura dois dias, 22 e 29 de junho, a partir das 18h, com 10 a 12 escritores por dia. Chama-se "Um Livro em Cinco Minutos. O palco é a Praça da Liberdade, precisamente "o local onde acontecia a Feira", e o 'encontro' com cada escritor dura cinco minutos. Durante esse tempo, "cada um fala do que quiser e do que bem entender - do próximo livro ou da não realização da feira".

O Clube de Leitores como é claro não poderia deixar de estar super solidário e presente!


1 comentário:

  1. A Poetria está solidária com esta importantíssima iniciativa e disponível para o que puder e souber colaborar. Não se pode bloquear o pensamento, a acção culturalmente interventiva, a vontade de melhorar a sociedade. Abraços poéticos.

    ResponderEliminar