domingo, 19 de maio de 2013

Porto e Benfica em livro. Que ganhe o melhor!

Porto 1987-2012 - 25 Anos no Topo do Mundo
Factos, memórias e afectos
de João Nuno Coelho
Edições Afrontamento

No dia 27 de Maio de 2012, cumpr(iram-se) 25 anos sobre a mítica conquista da Taça dos Campeões Europeus, que marcou o início do longo ciclo de triunfos nacionais e internacionais do FC Porto. É exactamente esta «era dourada do Dragão» que este livro retrata e celebra. Mas de uma maneira peculiar: por uma vez, são os adeptos que «mandam» no jogo e contam a história maravilhosa dos 25 anos do FC Porto entre os melhores clubes do mundo. Fazem-no através de crónicas pessoais, plenas de memórias, afectos e emoções, centradas em 25 jogos memoráveis deste quarto-de-século portista, expondo formas muito diversas de viver o clube, sua história, cultura e identidade.



Cosme Damião - O Homem que Sonhou o Benfica
de Ricardo Serrado
Zebra Publicações

A ÉPICA E EMOCIONANTE HISTÓRIA DO ORFÃO QUE CRIOU A MAIOR ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DO MUNDO

No dia 2 de Novembro de 2010, celebra(ra)m-se 125 anos sobre o nascimento da maior figura da história do Sport Lisboa e Benfica: Júlio Cosme Damião, um dos fundadores do clube no início do século XX e verdadeiro "pai" do Benfica nos primeiros 25 anos da sua existência.

A biografia de Cosme Damião não é apenas um livro sobre o fundador do SL Benfica, nem tão pouco se limita a ser mais uma obra sobre futebol. É, isso sim, a épica e emocionante história de um orfão pobre, humilde, casapiano, que logrou construir a maior instituição portuguesa e a maior associação desportiva do Mundo.

Foi do ambicioso sonho de Cosme Damião que nasceu o SL Benfica e, mais importante ainda, foi a partir dos seus valores que se moldou o clube à sua imagem, ou seja, um clube do povo, que subiu a pulso, cresceu do nada, vingou, venceu e assumiu-se como uma referência a nível mundial. Valores de humildade, fair-play, desportivismo e, acima de tudo, uma inigualável vontade de vencer, nasceram com Cosme, cresceram com Cosme e solidificaram-se com Cosme ao longo dos anos em que este se manteve à frente dos destinos do clube. Cosme Damião deu alma, deu valores e deu dimensão ao clube. Numa palavra, deu-lhe a Mística que o torna tão especial…

Cosme foi fundador, mentor, jogador, capitão, treinador, dirigente… Cosme foi tudo no Benfica. Mais, Cosme foi o Benfica! Além disso, fora do clube, Cosme foi ainda embaixador de Portugal no Brasil, foi escritor, árbitro, presidente do Casa Pia… Cosme foi, sem sombra de dúvida, uma das maiores figuras portuguesas da primeira metade do século XX e, definitivamente, o homem mais importante de sempre do futebol português.

Uma obra de referência, incontornável não só para todos os benfiquistas, mas também para todos os amantes do desporto-rei.

Sem comentários:

Enviar um comentário