quarta-feira, 22 de maio de 2013

Histórias de Amor - estilhaços de leitura

Ilustração de Sónia Oliveira

WEEK - END
"Entretanto continuavam a olhar um para o outro, sorrindo levemente, sem palavras. Beijavam-se , e de novo tombavam para o lado e ficavam assim, as bocas entreabertas, os olhos a luzirem. Estava calor e muita luz no pequeno quarto do hotel barato. O sol forte que rompia entre as frestas do estore espalhava-se pelas paredes nuas e pela roupa revolvida da cama."

DOM QUIXOTE, AS VELHAS VIÚVAS E A RAPARIGA...
" Lembro-me de que na altura em que a arrastei para o assento me pus a beijá-la, já cheia de pranto numa rigidez de pedra. Nunca a beijara daquele modo: sem abrir os olhos de quando em quando para ver se os dela estavam fechados e sem olhar primeiro à volta, não houvesse alguém a espreitar-nos. Mas daquela vez foi assim. A minha miúda ficou dura e quieta, não chegou o corpo ao meu nem se esfregou diabolicamente em mim como nas outras noites."

ROMANCE COM DATA
"Agora estão ambos sob o lenço e mesmo assim o homem vê-a inteira como uma madona recortada em fundos ancestrais. Uma figura de mulher na elegia da sua condição, longínqua, com uma tradição incomensurável de fêmea e portanto poderosa e bela. E tateia-lhe o corpo para que lhe fique bem gravado na memória dos sentidos; e fala-lhe realmente de amor, do desejo com paz, sem piedade."


* [em maiúsculas o título do conto, a sublinhado as partes censuradas na 1ª edição]

Sem comentários:

Enviar um comentário