quinta-feira, 2 de maio de 2013

Em Maio, Histórias de Amor

 Capa original de 1952 - autoria Victor Palla

A primeira edição deste livro foi publicada em Julho de 1952, pela Editorial Gleba, numa colecção de bolso intitulada "Os Livros das Três Abelhas", dirigida por Victor Palla e Aurélio Cruz. Foi retirado do mercado pela Censura em 26 de Agosto de 1952.

Tendo sido possível utilizar o exemplar onde estão sublinhadas a lápis azul as partes do texto que motivaram a apreensão, indicam-se na edição de 2008 das
Edições Nelson de Matos, esses sublinhados mediante a sobreposição de uma rede de cinzento sobre o texto original, mantido sem cortes.

José Cardoso Pires nunca mais o publicou na sua versão inicial, embora tenha mantido sempre o título na lista das suas obras completas. Nessa mesma edição das
Edições Nelson de Matos, publicam-se todos os contos dessa sua primeira edição. À época, com 27 anos, José Cardoso Pires, decidiu reclamar da apreensão do livro junto dos Seviços de Censura. Primeiro pessoalmente, tendo conseguido manter em seu poder o exemplar com a indicação dos cortes de censura que serviu de base à edição posterior. Depois em 26 de Outubro de 1952 através da carta que é entre outros documentos reproduzida e conservada como anexos nessa mesma edição mais recente.

Tanto no original, como em outras obras posteriores e assim também reproduzido nas
Edições Nelson de Matos aparece um logótipo "José Cardoso Pires". Da autoria do designer Sebastião Rodrigues (1929-1997) foi inicialmente utilizado na edição das obras do autor publicadas pela Livraria Moraes Editores, no decorrer dos anos 70.

Capa  Edições Nelson de Matos (2008)
Design de Paulo Condez
Ilustração de Sónia Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário