domingo, 28 de abril de 2013

Para que serve a história? A novidade de Diogo Ramada Curto.

Recentemente cruzei-me com este livro e despertou a minha curiosidade. Publicado recentemente pela Tinta da China, vou estar atento às opiniões para ver se compro. 

O livro apresenta-se assim:

Este livro inspira-se na obra de Marc Bloch, talvez o maior historiador do século xx. «Papá, explica-me para que serve a história?» — com esta simples pergunta, Bloch abria um dos mais belos livros de história de todos os tempos, Apologie pour l’histoire ou Métier d’historien (1949). Colocada com a ingenuidade dramática de uma criança, a questão merece uma série de respostas subtis, que também Diogo Ramada Curto procura fornecer: a curiosidade por todo o tipo de actividades humanas; a vontade de conhecer a sociedade no seu todo e nos seus tempos múltiplos; sobretudo, o desejo de compreender a vida real, no seu quotidiano e nas suas práticas mais repetitivas, por oposição a uma concepção morta do passado, enterrado em museus, monumentos e manuais.

Mais importante ainda, o estudo da história faz parte das necessidades de formação de cidadãos politicamente conscientes, capazes de se baterem pelos seus ideais democráticos. Afinal de contas, como salientava Bloch, o regime nazi pôs a descoberto a irresponsabilidade de muitos intelectuais. A sua passividade e até o seu colaboracionismo frente a um regime feroz — fundado em interpretações históricas míticas ou totalmente falaciosas — traduziram-se numa incapacidade gritante para se dedicarem ao estudo da história e para se libertarem do peso do passado.

Para Que Serve a História? relança este debate cívico e intelectual e ao mesmo tempo questiona, sem complacências, os vícios e a pobreza que, segundo o autor, imperam hoje nas universidades portuguesas.



Diogo Ramada Curto

Historiador, ensina desde 1981 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi professor visitante nas universidades de Brown, Yale e no King’s College de Londres. Entre 2000 e 2008, foi professor da Cátedra Vasco da Gama em História da Expansão Europeia no Instituto Universitário Europeu (Florença). Em 1988, colaborou na fundação da colecção «Memória e Sociedade» (Editorial Difel) que dirigiu sozinho entre 1995 e 2005, e onde fez publicar 35 títulos de história e ciências sociais. Em 2010, participou na criação da nova colecção «História e Sociedade» (Edições 70), que conta já com 10 títulos publicados. É bibliotecário da Casa Cadaval. Escreve regularmente no jornal Público. O seu último livro intitula-se Cultura Política no Tempo dos Filipes (1580-1640) (Lisboa: Edições 70, colecção «Lugar da História», 2011).

Sem comentários:

Enviar um comentário