sábado, 27 de abril de 2013

Cronicando pela Ásia... a viagem ao largo das Phi-Phi

Ko Phi-Phi, 
26 de Abril 2009

Vou fugir da ilha, um barco espera-me. Ver peixes coloridos, nadar com eles, ir a ilhas desertas, apanhar conchas. A viagem em redor das Phi-Phi promete.

A primeira e surpreendente paragem é num rochedo de onde se espreita uma gruta. Dizem-nos que vive ali um senhor, idade avançada. Estamos na Viking Cave. Vê-se o barquinho, a roupa a secar e uma série de tralha. Do velho... não me lembro - de todo! 


O barco avança até à segunda praia mais famosa da Tailândia (a primeira é a da ilha do James Bond) e convidam-nos a mergulhar para alcançar a entrada. Temos que subir umas escadinhas por entre as rochas e andar uns metros até encontrar a areia. Há quem prefira ir de canoa, mas o calor convida-me a um belo mergulho. 

Lanço-me e espreito o fundo do mar. Nunca tinha visto nada assim. Peixes às riscas, escalares, pequenas línguas de gato a flutuar, o nemo e os amigos! O mundo dos corais é tão mágico que apetece ficar ali a viver. Agora entendo o encanto e o misticismo em torno do fundo do mar. É impossível não ficar maravilhado.


Cheguei à praia do filme onde DiCaprio entra (The Beach) e está cheia de gente. Não me deixei impressionar muito. Obviamente que a praia deserta seria um assombro... mas com tantas pessoas, torna-se um sítio bonito intransitável. Sem dúvida um sítio lindo de morrer, água transparente e quente; ideal para banhos. Com muitos trilhos de coqueiros e palmeiras, numa ilha deserta: seria o sonho ideal para viver como naufrago.

Está na hora de regressar ao barco. Os nossos amigos da tripulação atiram pedacinhos de pão ao mar para os peixes comerem à nosso lado. Parecem piranhas! 

Um dia destes continuo esta aventura, fiquem comigo. 


Rodrigo Ferrão

Sem comentários:

Enviar um comentário