sexta-feira, 21 de junho de 2013

Contadores de histórias - Clara Haddad

(Foto: Pedro Ferreira)


Clara Haddad nasceu na cidade de São Paulo - Brasil.

É actriz e contadora de histórias profissional e tem realizado apresentações em vários países, tais como: Brasil, Portugal, Espanha, Bélgica, França, Peru, México e Venezuela. Possui espectáculos para todos os tipos de públicos (crianças, jovens e adultos) e, em algumas ocasiões, a sua narração é acompanhada por música ao vivo. Com senso de humor, leveza e magia, Clara conta histórias que ouviu e aprendeu na infância com a sua avó libanesa e outras, que foi conhecendo através do seu trabalho de pesquisa e viagens pelo mundo. Há 11 anos dedica-se a este ofício e o seu repertório é composto por relatos tradicionais árabes, brasileiros, portugueses e africanos. Radicada em Portugal desde 2005, dinamiza workshops e formações na arte de contar histórias, dança e teatro.

Com frequência, convida outros profissionais da área, conhecidos internacionalmente, para partilhar experiências com o público português, realizando, com periodicidade, oficinas, espectáculos e encontros.

É programadora da "Sexta dos Contos", noite de contos para adultos, realizada no café-bar Tertúlia Castelense, na Maia há 4 anos e do projecto Domingos de Contos nas Caves Taylor´s.

Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões que uniam meditação, visualização criativa e contos (projecto educativo hospitalar ganhador do prémio de Acreditação 2007).

Desenvolve um trabalho pioneiro em Portugal de «Storytelling empresarial», visando ajudar empresas e organizações que têm um problema com a comunicação e criatividade em sua equipa.

Acompanha individualmente, empresários, consultores, políticos, actores e todos aqueles que na sua vida profissional necessitem falar perante audiências ou queiram desenvolver um projecto nas áreas de mediação de leitura ou organizacional.

Directora e produtora do Encontro Internacional de Narração Oral “UM PORTO DE CONTOS” que teve sua primeira edição em Maio de 2011. Autora do conto ”A Montanha Encantada” que faz parte da colectânea reunida no livro "Histórias de quem conta histórias" Ed. Cortêz; livro escolhido para representar o Brasil, na feira internacional do livro infantil em Bolonha-Itália, como um dos melhores lançamentos infanto-juvenis de 2010.

Fundadora da «Escola de Narração Oral» projecto pioneiro em Portugal.

Podem saber mais sobre a Clara Haddad seguindo a sua página no Facebook.



Sem comentários:

Enviar um comentário