quarta-feira, 17 de abril de 2013

Agora é oficial - não há feira do livro no Porto

O Clube de Leitores já tinha dado conta desta triste realidade (ler aqui). Mas agora é oficial. Este ano não vai haver feira do livro na cidade do Porto. 

"A Câmara Municipal do Porto e a APEL assinaram em 2009 um protocolo para o regresso da Feira do Livro à Avenida dos Aliados, o qual previa a cedência de espaços e infraestruturas, apoio logístico, segurança e o apoio financeiro necessário à realização da feira. Este apoio tornou‐se imprescindível para a concretização da Feira do Livro do Porto nos padrões de qualidade que levaram muitos milhares de portuenses à baixa da cidade. Terminada a feira do livro do Porto e concluído o período do protocolo a APEL reuniu com a CMP em 17 de outubro de 2012, clarificando a APEL, que para a realização da feira seria necessário: a manutenção do apoio financeiro no mesmo montante, o apoio e envolvimento da Câmara na realização de um programa cultural mais forte, a regularização do pagamento da dívida em atraso e ainda a necessidade de mudança de data para um mês mais tarde. Em resposta endereçada à APEL, a 23 de novembro, a CMP manifestou a total impossibilidade de manter o apoio financeiro à Feira do Livro do Porto. A CMP entende ainda que a feira do livro é uma atividade comercial com fins lucrativos para os livreiros e editores e por isso a sua decisão de apoiar apenas a APEL com a cedência de espaço e isenção de taxas camarárias.

A APEL considera que não é possível a realização da feira nas mesmas condições de dignidade e qualidade dos anos anteriores, onerando os seus associados com um valor suplementar ao que já suportam para poderem estar presentes na realização deste evento cultural. As conversações entretanto estabelecidas no sentido de viabilizar a realização da feira foram inconsequentes, dada a impossibilidade da CMP de avançar com um apoio financeiro que permitisse aos livreiros e editores participarem no evento. A APEL solicitou ainda à CMP a regularização de contas das feiras anteriores, não tendo obtido até à data qualquer resposta. Não havendo até ao momento um entendimento entre a Câmara Municipal do Porto e a APEL e uma vez ultrapassado o prazo possível para a concretização da Feira do Livro, comunicamos que se tornou inviável a realização deste evento cultural na cidade do Porto este ano. Resta à APEL fazer votos que no próximo ano a Feira do Livro regresse à cidade com a qualidade e dignidade que já habituou os portuenses."

*Comunicado da APEL- Associação Portuguesa de Editores e Livreiros



2 comentários:

  1. Eu e outros estudantes da Faculdade de Letras da UP estávamos ansiosos pela realização de mais esta feira do livro e de todas as atividades culturais que a mesma proporciona. É mesmo uma lástima que tal não possa ser realizada este ano...

    ResponderEliminar