domingo, 7 de abril de 2013

120 anos de Almada, pim!

Hoje, há 120 anos, em São Tomé, concretamente na Roça da Saudade, freguesia da Trindade, nascia Almada Negreiros, filho de um tenente de cavalaria de Aljustrel e uma mestiça com fortuna. Fortuna a nossa, que a cultura portuguesa ficaria marcada de forma indelével pelo menino José, poeta, futurista e tudo.

Razões para comemorar, pois claro. E se ontem houve animação no Largo do Chiado, hoje inaugura-se nos também lisboetas Calçada da Glória e Largo da Oliveirinha a exposição colectiva de Arte Urbana “Almada por se7e”.  Quando forem 18 horas, lá estarão sete jovens nomes da arte urbana a reinterpretarem algumas peças e temas emblemáticos de Almada.

Mais cedo, já às 16h15 na sala estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, uma sessão da peça "Olhos de Gigante", a partir de Almada Negreiros, pelo Teatro O Bando. O espectáculo vai estar em cena de 24 a 28 deste mês, tendo ainda uma sessão especial em língua gestual portuguesa agendada para dia 21.

Do programa completo de comemorações, que se vai estender ao longo do ano e pode ficar a conhecer através deste link, destaco ainda as tertúlias que vão decorrer em Maio e Junho no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, a exposição na Biblioteca Nacional e também o colóquio internacional que, em Novembro, vai reunir em Lisboa diversos estudiosos da obra de Almada.

Mas o programa é largo e merece que nele atentem. Até porque, em breve, na Ribeira das Naus, surgirá um monumento a Almada criado a partir do desenho Auto-Reminiscência, um auto-retrato de 1949.

Uma forma de o homenagear também é deixar-vos este vídeo: a sua última intervenção pública, no verão de 1969, participando no programa televisivo Zip-Zip - realizado por Luís Andrade, lamentavelmente falecido ontem.

E porque Almada Negreiros, o artista, foi também homem - e pai e avô - deixo-vos ainda este mimo: uma pequena entrevista das netas, Rita e Catarina, dada hoje à TSF. 
Continuação de um bom domingo. E boas leituras, pois claro!



Sem comentários:

Enviar um comentário