sábado, 30 de março de 2013

William Somerset Maugham - na Tinta da China

Somerset Maugham volta a ser publicado em Portugal. Desta vez pela Tinta da ChinaUm Gentleman na Ásia - assim se chama este livro de grandes viagens. Fiquem com algumas opiniões e a pequena sinopse.

«Já conheci escritores que fizeram viagens aventurosas, mas levaram consigo a casa que tinham em Londres, o seu círculo de amigos, os seus interesses ingleses e a sua reputação; e surpreenderam-se quando voltaram a casa e descobriram que estavam exactamente como quando partiram. Não é assim que um escritor pode tirar proveito de uma viagem. Ao partir para as suas viagens, a única pessoa que deve deixar para trás é ele próprio.»
Somerset Maugham

«Neste período da sua vida absolutamente curioso, activo e até emotivo, enquanto viajava pelo Extremo Oriente e pelo Pacífico, escutando histórias e tirando notas, Somerset Maugham estava na sua melhor forma e no seu momento mais feliz. Uma pessoa só embarca numa viagem assim se estiver confiante de que descobrirá algo novo. Estóico e intrépido, o seu caminho fora da rota habitual transforma Um Gentleman na Ásia num livro invulgar, o melhor adjectivo para descrever a literatura de viagens.»
Paul Theroux

O assinalável sucesso de Somerset Maugham enquanto escritor tornou concretizável a sua paixão por viajar. Um Gentleman na Ásia é o relato de uma viagem que começa em Rangum, actual Birmânia, e termina em Haiphong, no Vietname. O escritor atravessou vários países, e ao longo do seu intricado percurso subiu o rio até Mandalay, e atravessou montanhas e florestas a cavalo até Banguecoque.


Sem comentários:

Enviar um comentário