domingo, 3 de março de 2013

Cronicando pela Ásia... Pensão do Sr. Lee

Kota Baharu, Malásia, perto da fronteira com a Tailândia. 
22 de Abril 2009

Cheguei a um sítio pequeno junto à fronteira, com uns 'amigos' feitos no comboio, entre eles um casal inglês e um americano chamado Dakota. Este último já tinha um nome em agenda para pernoitarmos: a pensão do Mr. Lee.

Mr. Lee é um chinês malaio. Ficámos em sua casa com todas as comodidades e pequeno almoço incluído. Paguei um pouco mais do que estava habituado, mas, depois de 17 horas num comboio, acho que foi merecido. No fim de tamanha aventura, tudo parecia o paraíso... Mesmo as mínimas atenções. E foi das primeiras noites que dormi como deve ser.

Após o banho tomado, Mr. Lee deixou todos os hóspedes na pequena cidade para jantar. Combinámos uma hora e partimos à descoberta do mercado e da comida. O mercado era maioritariamente muçulmano. Ao fundo podia escutar-se uma voz saída da mesquita.

O Mr. Lee foi buscar os hóspedes cedo. Ainda bem, aquela aldeia era minúscula e não tinha grandes atractivos. A noite foi relaxante. Um tónico para voltar a entrar na Tailândia. Desta vez rumo às praias...


Já de manhã, cheguei à fronteira para regressar ao país dos Thai e atravessei uma ponte - que, na verdade, era o posto fronteiriço. Foi chegar à Tailândia e voltar para trás. Não tinha feito o check out da Malásia. Na ponte havia um conjunto de pessoas, umas gaiolas com uns pássaros e um homem a pedir. Ficaram a olhar para a comitiva estrangeira com ar de espanto: ora vão para lá, ora voltam para cá...

Foi bom ter regressado. Encontrei um marco do correio. E deixei o primeiros postais para a família.

Rodrigo Ferrão

Sem comentários:

Enviar um comentário