quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O que faz um leitor ser um bom leitor?


Mais que um simples acto de ler um texto, a leitura possui diversos graus para atingir um entendimento difícil de mensurar. Muitos escritores, leitores e críticos dissertam sobre essa actividade, porém, cada um de nós pode chegar a uma resposta diferente quando ouvimos a pergunta: “O que significa ser um bom leitor?”

H.P. Lovecraft afirmava que a leitura deveria ser sempre criteriosa, Virginia Woolf sentia pena de quem não lia Shakespeare considerava importante ler os clássicos desde sempre. Enfim, cada leitor possui suas convicções, os seus critérios para escolher uma forma confortável e prazenteira de leitura, por géneros, por escritores, por temas, por assuntos e até por capas, cada um escolhe o livro da forma que este mais lhe provoca o encantamento, a atracção e prazer.

Deixo-vos um desafio/ actividade de Vladimir Nabokov, sobre o que é ser um bom leitor. Ele divulgou esta ideia em diversas palestras que fez nas universidades inglesas, deixando-a sempre em tom de desafio para as plateias de estudantes.

Seleccione quatro respostas para a pergunta: “O que faz um leitor ser um bom leitor?”

1. O leitor deve pertencer a um clube do livro.
2. O leitor deve identificar-se com o herói ou heroína.
3. O leitor deve se concentrar no ângulo económico social.
4. O leitor deve preferir uma história de acção e diálogo a uma história sem esses elementos.
5. O leitor deve ter visto o livro  num filme.
6. O leitor deve ser um autor iniciante.
7. O leitor deve ter imaginação.
8. O leitor deve ter memória.
9. O leitor deve ter um dicionário.
10. O leitor deve ter algum sentido artístico.

Muitos dos alunos de Nabokov responderam com os itens 2, 3 e 4. Porém, para ele, o que realmente faz um bom leitor são os itens 7, 8, 9 e 10. E vocês, quais são as frases que consideram mais importantes?

6 comentários:

  1. Interesante.
    Eu diria o 2,) porque é muito mais interessante "estar" no livro, a torcer por alguém); o 7 (e é por isso que prefiro um livro a um filme);8 (porque seria muito triste esquecer "aquele" livro) e o 9 (é indispensável para ler certos autores como Agustina Bessa Luís ou David Soares)...
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. 7,8 e 10 (quase consegui acertar em todas as do Nabokov :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a redonda. Escolho a 7, a 8 e a 10. O 7 porque sem imaginação o leitor não consegue alcançar o verdadeiro sentido da leitura, o 8 porque sem memória esquecerá facilmente o que leu ( no meu caso, gosto de prolongar na minha memória aquilo que leio, por dias a fio), e a 10 porque um livro é fruto da criatividade de um escritor, um seja, um livro é uma obra de arte. Por isso considero importante que se tenha algum sentido artístico. Apenas não referi a 8 por achar que se encontra subentendida nas outras três. Se o leitor tem imaginação, tem memória e tem algum sentido artístico, é provável que saiba usar um dicionário.

    Jovita Capitão.

    http://www.rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Excelente questão.
    Na minha opinião escolhia definitivamente a 7, 8 e 10.
    A 9... bem ter um dicionário é fundamental, mas ter de recorrer a ele frequentemente já não me parece bom sinal, ou o leitor ainda é pouco experiente ou o escritor demasiado elaborado.
    Estive tentada a escolher a 2, mas pensando melhor acho que não é um bom leitor que tem de se identificar com as personagens, e sim um bom escritor que tem de criar personagens com que os leitores se identifiquem.
    As restantes para mim tem uma importância relativa.

    ResponderEliminar
  5. 7,8 e 10 e um beijão em você Pedro. Sempre coisas tão bonitas e tão interessantes. o blogue é um máximo :)

    ResponderEliminar