sábado, 9 de fevereiro de 2013

“Love Poem to No One in Particular” - o poema e o filme


Love Poem to No One in Particular

Let me touch you with my words
For my hands lie limp as empty gloves
Let my words stroke your hair
Slide down your back and tickle your belly
Ignore my wishes and stubbornly refuse to carry out my quietest desires
Let my words enter your mind bearing torches


Mark O'Brien



O filme The Sessions é baseado na história verídica de Mark O'Brien. Poeta e jornalista, O'Brien contraiu poliomielite em 1955 e passou o resto da sua vida paralisado, com o auxílio de um pulmão de ferro. Mas isso não o impediu de lutar por se exprimir. E fê-lo como escritor de artigos e de poesia. Foi também um acérrimo defensor de pessoas com algum grau de incapacidade. 

Foi co-fundador de uma editora - Lemonade Factory - que dedicou o seu trabalho à divulgação de poesia escrita por pessoas com algum tipo de deficiência incapacitante. O'Brien foi autor de vários volumes de poesia - Breathing; e uma autobiografia intitulada How I Became a Human Being: A Disabled Man’s Quest for Independence.

Quanto ao filme - The sessions - estreou recentemente em Portugal e tem Helen Hunt nomeada para os Óscares. Realizado por Ben Lewin (realizador que também teve poliomielite na infância), conta com John Hawkes no principal papel e com William H. Macy (que faz de Padre e assistente espiritual). 

A não perder! 

1 comentário:

  1. Uma bonita e inspiradora historia. Mark O'Brien foi um grande poeta e uma pessoa incrivel.  No filme, o marido da terapeuta diz que o poema era sincero, mas não muito profundo: bem, ele estava tão errado! Era os dois

    ResponderEliminar