sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Interfaces da Lusofonia em debate


A Universidade do Minho, em Braga, promove os debates que reúnem  investigadores  de todo o mundo para repensar a Lusofonia,  na tentativa de desfazer equívocos e simplificações.

“O conceito de Lusofonia tem uma genealogia e uma história, está espartilhada entre uma nostalgia lusocêntrica, que teima em sonhar impérios, e uma crítica pós-colonial, que procura plataformas de diálogo intercultural no presente e para o futuro,” afirma Lurdes Macedo, uma das organizadoras do evento.

“A proposta fundamental é discutir a Lusofonia na intersecção de olhares, de interpretações e de saberes. Acreditamos  que o cruzamento de diversas visões favorece um entendimento mais sólido e integrado do que é, e do que pode ser, a Lusofonia”, completa a investigadora.

A Conferência Internacional acontecerá de 4 a 6 de Julho de 2013. Além do espaço para o confronto de ideias, contará com um diversificado programa cultural e social. Contamos ir dando pormenores mais tarde aqui no blogue.

Entre os temas que serão debatidos estão a arte e cultura nos países lusófonos; diversidade linguística e políticas da língua; lusofonia e globalização;  lusofonia na era digital e trânsito e migrações no espaço lusófono.

As propostas de comunicação podem ser enviadas até  28 de Fevereiro de 2013.  Os melhores trabalhos serão publicados em um e-book. Mais Informações podem ser obtidas com Lilia Abadia (b5847@ics.uminho.pt) ou pelo site do evento.

1 comentário:

  1. Fantástico! Vou participar!
    Obrigada pelos excelentes artigos que promovem a cultura.

    ResponderEliminar