terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

David Pintor no Clube de Leitores

Inauguramos mais uma rubrica em parceria com David Pintor: conhecido ilustrador galego nascido em 1975. David ilustrou alguns livros que estão traduzidos em Portugal e ganhou inúmeros prémios tanto em Espanha como noutros países. Formado em arquitectura, é na ilustração que encontra a sua verdadeira paixão.

David Pintor vai estar connosco numa rubrica muito interessante: conjuga a ilustração de conhecidos escritores com os seus pensamentos. 

Dirigindo-se aos que acompanham o Clube de Leitores, deixou-nos estas palavras como mote. Fica feito o convite para esta viagem. 

Estoy en una habitación con un gran ventanal desde el que se puede ver el mar. Se nota el calor de la luz del sol. En una pared hay una copia de una ilustración de Mattisse titulada "Palomas", de 1948. Cojo un cilindro de madera relleno de carbón vegetal y lo poso con suavidad sobre una lámina de papel. Empiezo a moverlo y aparece de la nada una línea que sube, describe una curva y vuelve a bajar. De repente, aparece por la esquina del papel un barco lleno de mil piratas armados hasta los dientes. De la otra esquina bajan una pareja de enamorados que se posan en un bosque encantado del que empiezan a salir tigres, elefantes, hipopótamos y hasta una traviesa ardilla que va saltando de árbol en árbol. ¡Vaya!, una caravana de circo acaba de llegar y se acaba de instalar en un claro de la hoja. Los mil piratas gritan entusiasmados ante la posibilidad de asistir al mayor espectáculo del mundo...y todo esto sin salir de un papel...

*mais sobre a biografia do escritor aqui. 

David pinta... Clarice Lispector


Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora da minha própria vida. 

*Clarice Lispector: in "Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres" - ed. Relógio D'Água

David Pintor em:
Blog: http://www.davidpintor.blogspot.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/David-Pintor-ilustraciones/197902626909227

Sem comentários:

Publicar um comentário