quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bohumil Hrabal em Fevereiro. Vamos ler «A Terra onde o tempo parou»

A Terra onde o tempo parou é o título de leitura conjunta para Fevereiro. E escolhi Hrabal por várias razões.

A primeira ideia: acho que ainda não lhe fizeram total justiça em Portugal. Só estão publicados os seguintes títulos: Comboios Rigorosamente Vigiados, pela Caminho (esgotado); e, pela Afrontamento, não só o livro que vamos ler, mas também Uma Solidão Demasiado Ruidosa e Eu que Servi o Rei de Inglaterra. Por fim, deu à estampa em 2010 - pela Teodolito - Terno Bárbaro.

Há poucos a falar de Hrabal e a conhecerem a sua obra. Mas quem o descobriu não vai perder muito tempo: volta a ele num ápice... Pois essa é precisamente a minha vontade, depois de ter lido Uma Solidão Demasiado Ruidosa (já há 2 anos). É uma história que me encantou. Principalmente porque fala do amor pelos livros - paixão que me acompanha. Mas também pela escrita: envolvente e arrebatadora. 


Não fico indiferente a opiniões como esta (a que está na contracapa do livro). E apresento-a ao público, para que façam esta viagem comigo:

"Rir até às lágrimas e chorar de verdade, passar da melancolia a uma forte vontade de viver, transformar a vulgaridade das coisas e os percalços sem história em objectos poéticos: é a alma de Bohumil Hrabal cavalgando A terra onde o tempo parou. O leitor, subjugado, ouve o seu próprio riso, que o sacode, incontrolável, enquanto sente ser atingido por uma inquietação cada vez mais intensa. Histórias. E por detrás das histórias, discreta mas presente, uma fase da História. A História dos anos que viram o tempo parar. Não sendo nunca o simples reflexo de uma memória nostálgica. Não foi por acaso que este livro fez parte das obras cuja versão oficial foi um pouco dourada. Mas que se publica agora com o seu texto original, pleno de vitalidade insolente."

Le Monde Diplomatique


A vida do escritor é o último motivo que apresento por hoje... Ao longo deste mês conto trazer-vos mais argumentos de peso para lerem esta obra. Espero dar-vos a conhecer melhor este grande autor. 

Bohumil Hrabal nasceu em Brno em 1914. Concluiu o curso de Direito em Praga em 1939, mas tendo os invasores alemães encerrado as universidades checas, só conseguiu o diploma em 1946.

Nunca exercerá a profissão. Em vez disso, será sucessivamente escriturário, fiel de armazém, empregado dos caminhos-de-ferro, operário metalúrgico, embalador de papel velho e figurante de teatro. Em 1963, publica o seu primeiro livro, Uma Pérola no Fundo, e é imediatamente acolhido como um grande escritor.

Os livros seguintes alicerçam a sua reputação, nomeadamente Comboios Rigorosamente Vigiados, que inspirará um filme, tornado famoso e exibido há anos em Portugal.


Depois de 1968, dois livros de Hrabal, já impressos, foram destruídos e até 1976, não voltou a ser editado no seu país. Actualmente é um dos nomes mais prestigiados da literatura checa, com grande repercussão em todo o mundo.

Não tenho dúvidas que será uma aposta ganha! Fiquem connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário