sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Reflexões sobre o racismo e discriminação com Richard Zimler no Porto


Hoje à noite vamos descobrir mais sobre o Richard Zimler. O homem para além do autor e as suas preocupações, histórias e vivências sobre racismo e discriminação em Portugal e nos Estados Unidos da América.

O convite é feito pelo SOS Racismo Porto, no Centro Unesco do Porto, às 21h30. Apareçam!


Richard Zimler, um jornalista, escritor e professor norte-americano naturalizado português. Tem publicado vários romances, alguns dos quais se tornaram bestsellers em diversos países, e já ganhou prémios como o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction, em 1994, e o Herodotus Award para o melhor romance histórico, em 1998.

Quatro dos seus romances - Meia-Noite ou o Principio do Mundo, Goa ou o Guardião da Aurora, A Sétima Porta e Os Anagramas de Varsóvia - foram propostos para o Prémio Literário Interncional IMPAC. A título da obra «Goa ou o Guardião da Aurora» (Le Gardien de L'Aube), foi-lhe atribuído o prémio literário Alberto Benveniste 2009, destinado a romances em língua francesa que se enquadrem no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeo-Sefarditas). Zimler recebeu o galardão no dia 26 de Janeiro de 2009, na Sorbonne.

O seu primeiro livro para crianças, lançado em 2009, tem por título «Dança Quando Chegares ao Fim: bons conselhos de amigos animais» e ilustrações de Bernardo Carvalho. O seu segundo livro infantil, lançado em 2011, tem por título «Hugo e Eu e as Mangas de Marte» e é também uma colaboração com Bernardo Carvalho.

Em 2009, Zimler escreveu o guião para «O Espelho Lento», uma curta-metragem baseada num dos seus contos. O filme foi rodado em Julho de 2009 pela realizadora luso-sueca Solveig Nordlund. Tem como atores principais Gracinda Nave, Marta Peneda e o próprio Zimler. Em maio de 2010, «Espelho Lento» venceu o prémio de melhor drama no sexto festival de curtas-metragens Downtown, de Nova Iorque. Em Janeiro de 2010, o seu romance «Os Anagramas de Varsóvia» foi nomeado «Livro do Ano 2009» pela revista portuguesa Ler e um dos 20 melhores livros da década 2000-2009 pelo jornal diário Público.

1 comentário:

  1. Que pena tenho de não estar no Porto. Ouvir (e ler) Richard Zimler é sempre fantástico.

    ResponderEliminar