sábado, 26 de janeiro de 2013

Prémio do Público do Porto Cartoon de 2012 fala português


Entre 40 cartoons à escolha, onde estavam vários trabalhos internacionais, os internautas preferiram atribuir o "prémio do público" a Fernando Camarneiro Costa.

A votação para o "prémio do público" estava aberta a todos os internautas do mundo. Desta votação resulta o veredicto do público, que acabou por escolher o cartoon "E tudo o rico parou!", do artista português Fernando Camarneiro Costa, de entre 40 trabalhos, grande parte deles internacionais, como o vencedor.

O próprio "La Scalla", de Gatto, que tinha vencido o "Grande Prémio PortoCartoon", ficou apenas no terceiro lugar.

Com este prémio, o artista português vai ter direito a uma exposição antológica individual da sua arte, no próximo Porto Cartoon, em Junho, no Museu Nacional da Imprensa, que vai ter como tema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".



Os livros com os participantes e vencedores do Porto Cartoon em edições anteriores estão publicados pelas Edições Afrontamento e o título remete sempre para o tema da respectiva edição.



Catálogo da XI Edição do Porto Cartoon World Festival subordinada ao tema da Crise. Pelos cartoons reunidos neste livro percebe-se que não há crise no humor. Pelo contrário, a crise é o fermento do humor. Ela excita o humor e dá-lhe rédea solta. Faz parte da sua natureza viver das falhas, dos fracassos dos sistemas, dos seus abalos, das contradições, dos destroços... As crises sempre foram propulsores do humor. Além dos grandes nomes do humor internacional, este Porto Cartoon apresenta muitos jovens, mostra uma forte presença de desenhadores iranianos e constitui-se como uma revelação de mulheres cartoonistas. Aqui se publicam cerca de 300 cartoons, vindos de cerca de 70 países.

Sem comentários:

Enviar um comentário