terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O historiador Joaquim Fernandes é nosso convidado esta semana... E assinou-me o seu mais recente trabalho!


"Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese "O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa - do fim da Modernidade até meados do século XIX", a primeira no seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia."

Foram estas as primeiras palavras que encontrei quando pesquisei sobre o historiador e professor Joaquim Fernandes. O curioso é que comecei a ler a sua extensa bibliografia e rapidamente cheguei à conclusão que conhecia algumas daquelas capas e títulos. Entre eles Halley - O Cometa da República, publicado em 2010 pela Temas e Debates; aquando do centenário da instauração da República em Portugal. 

Joaquim Fernandes chegou até nós sugerindo-nos a leitura e divulgação do seu mais recente livro: «História Prodigiosa de Portugal. Mitos&Maravilhas" vol. I, publicado em 2012 pela QuidNovi. Serviu-nos o seguinte aperitivo:

"Desnuda-se o interior da História e acham-se "estórias" de encantar que explicam a dolorosa pele do real de hoje, quiçá as causas de uma crise resiliente, cíclica.
Atitudes mentais, crenças e superstições que resistem na lentidão dos séculos, dos anos e dos dias; venerações de deuses maiores e menores, mas também de demónios tão terrenos e actuais..."


Depois de alguma troca de mensagens e e-mails, lá consegui estar pessoalmente com o autor. Fiquei contente por descobrir que mora a duas ruas da minha casa... Depois de uma hora de conversa e da gentil oferta de um exemplar assinado (e de um café), lá combinámos a forma do Joaquim Fernandes colaborar com o Clube de Leitores.

Não percam, já nos próximos dias, dois textos assinados pelo próprio. O blog fica sempre agradado com a participação de autores e o Joaquim mostrou imensa vontade em estar connosco. 

Desde já, muito obrigado. E bem-vindo a este espaço!

Sem comentários:

Enviar um comentário