sábado, 12 de janeiro de 2013

Miguel Esteves Cardoso vai ter novo livro: "Como É Linda a Puta da Vida"


Diz o Público: «Como É Linda a Puta da Vida sairá em Abril e é um livro de crónicas. É o primeiro livro de Miguel Esteves Cardoso na Porto Editora que irá reeditar a sua obra.»

Esta notícia deixa muitas pistas da personalidade e engenho de Miguel Esteves Cardoso. Ao seu estilo, lá vai dizendo que “Há uns seis ou sete anos, começámos um namoro, eu e a Porto Editora, e finalmente casámos”.

“Estes anos, para mim, têm sido difíceis, embora tenham sido também felizes e bons. E o título deste livro de crónicas que vai sair em Abril acompanha dias bons e dias maus”, disse o autor. “Mas a coisa mais importante é que, mesmo nos dias maus, havia sempre momentos bons. É à própria pessoa que cabe decidir o dia. Por isso é que o livro se chama Como É Linda a Puta da Vida”, explicou MEC, que foi um dos fundadores do semanário O Independente e mudou o modo como se escreviam crónicas nos jornais em Portugal. O livro incluirá textos do PÚBLICO e de outros jornais e revistas, mas também crónicas que não saíram em lugar algum. “Eram quase quatro mil e foram reduzidas a 100. São sete anos.”

«Quando esteve a ler as suas crónicas para fazer a selecção, Esteves Cardoso ficou surpreendido com “a quantidade de merda que uma pessoa escreve”. É um exercício que não recomenda a ninguém por ser profundamente deprimente: os computadores não se esquecem, não há maneira de aquilo se perder. Depois, de repente, aparece um texto que não é tão mau e uma pessoa fica contente, conta. “Lembro-me de que quando era novo tentava fazer: merda, merda, merda, e um [texto] bom. Mas era muito optimista. Agora era merda, merda, merda 19 vezes e depois um bom! Que sorte!”

“A vida é má e imprevisível e é uma puta. E não se percebe bem qual é o critério. Mas, por outro lado, é linda”, disse nesta apresentação em que estava acompanhado por Valter Hugo Mãe, escritor que deixou a Objectiva e também assinou contrato com a Porto Editora.»

Sem comentários:

Enviar um comentário