sábado, 19 de janeiro de 2013

Cronicando pela Ásia... Do Cambodja a Kuala Lumpur

Siem Reap, 6h
20 de Abril 2009


Toca a acordar e partir! Não tenho feito outra coisa se não viver intensamente cada dia. Já não sei se estou numa mota, num táxi, comboio ou avião. É-me indiferente. O corpo aproveita para descansar o que pode. Pede uma noite de sono, mas só lhe dou um encosto. O tempo voa. E já passei por muita coisa até aqui. Saio de Siem Reap com destino a Kuala Lumpur.

Na noite anterior tinha tudo combinado com o motorista de Tuk-tuk. E de Tuk-tuk segui para o aeroporto. À hora marcada, 6 da manhã, lá estava ele. E, para aquele motorista, o dia parecia já ter começado há muito...

Uma pequena nota: sair do país custa 25 dólares. Fiquei ligeiramente indignado! Achava que qualquer taxa estava já incluída no bilhete de avião e que só se pagava para entrar num país - não para sair! Um conselho: andem sempre com dólares americanos. O euro também serve. Mas, para estas situações inesperadas, dá sempre jeito...

Kuala Lumpur, 13h
20 de Abril 2009


Dá que pensar... Parti de Portugal, passei por Londres. Aterrei em Hong Kong. Fui de barco para Macau. Voei para a Tailândia, atravessei-a de comboio rumo ao Cambodja e agora estou na Malásia.

Aterro num país Muçulmano, nunca tinha estado em algum e a Malásia tem 70% da população. Os restantes são Malaios, Hindus e Chineses. É um país que tem várias etnias, mas estas convivem pacificamente. Esta ideia multi cultural de encontro de povos anima-me.

O objectivo é passar por Kuala Lumpur. O autocarro que me leva dá a descobrir campos sem fim, carregados de palmeiras. Ao longe começam a deslumbrar-se as Petronas Towers, as torres gémeas mais altas do mundo. Parece-me impressionante, pois ainda estou a vários quilómetros.

Tenho um bom feeling acerca do que vou ver. É isso que deixo no meu bloco de notas. Vejamos!


Rodrigo Ferrão

1 comentário: