domingo, 27 de janeiro de 2013

Clube de Leitores é blog do ano 2012!

foto: Ana Maria Brito Jorge

Hoje de madrugada, regressado de Coimbra, dei início às celebrações da seguinte forma:

869 votos fazem do Clube de Leitores bi-campeão do Concurso de Blogs do ano (organizado pelo Aventar). Semana carregada de emoções. E que confirma, com absoluta justiça, o vencedor destacado desta edição. Nunca tive dúvidas do nosso valor. Como Pai deste projecto, não posso deixar de sentir orgulhoso por este filho. Que começou por ser timidamente meu... E que hoje é de tanta e tanta gente. Anónimos e amigos que carregam a bandeira deste projecto com imensa alegria. Um abraço à equipa que está comigo: Ana, Pedro e Raquel. E a toda a grande comunidade que nos segue.

E passei umas horas a focar em algumas palavras de apoio que vou deixar aqui. Umas mais anónimas que outras, mas que não vou identificar. Apenas as exponho para dedicar uma vitória que não é só de quem está deste lado. É também de todos os que estão connosco.


«...Sobre o blog, tenho apenas a dizer que voto com todo o gosto, não só porque me pede, mas também porque o 'Clube de Leitores' é um blog óptimo cuja actividade costuma ser acompanhada por mim. Sigo com bastante regularidade, principalmente, a rubrica 'Poema à noitinha'. (Os meus amigos 'gozam' comigo porque, às vezes, em bares ou discotecas, num momento mais parado, viagens ou momentos em que esperamos por outros amigos, dão eles comigo a ler poemas. No fim, rimo-nos todos.)»

«A primeira coisa que faço quando chego ao trabalho é votar e volto-o a fazer assim que volto para casa :) tou um agarrado :p»

«Gosto do Clube de Leitores por variadas e sustentadas razões. Assino a newsletter porque me torna atenta a coisas que sem o clube me passariam ao lado. Gosto particularmente da rubrica "Poema à noitinha" escolhida por Rodrigo Ferrão. E frequentemente adopto-a no meu "Vale a pena anoitecer assim". É que há poemas que não podem ficar só dentro de nós porque são tão grandes que têm de ser partilhados.»

«(...) acredita que fiquei também muito feliz com esta vitória, que já se adivinhava, claro!!! E claro que ontem também andei a festejar, como é óbvio... Aliás pedi folga de casa dos meus pais este fim-de-semana para o fazer!!!»


A campanha coroou o blog que mais fez por fazer passar a palavra. Obviamente que a qualidade de um projecto não chega, por si só, para ganhar um concurso. Tem que se explicar tudo muito bem a toda a gente. E isso dá muito trabalho!

Os meus agradecimentos dirigem-se à equipa que está comigo. E que se dispôs a fazer chegar - mais uma vez - o Clube de Leitores a outros patamares. Todos fizemos um vídeo onde demos voz e corpo ao nosso amor pelos livros.

Acho que os devemos recordar (carreguem no sombreado). O meu foi na segunda. Depois apareceu o vídeo do Pedro. A Ana chegou na quarta com a sua cadela (e nossa mascote) Vodka. E a Raquel fez o último apelo ao voto na sexta.

A Ana montou todos estes cartazes. Uma verdadeira colecção com apelos super criativos e bem dispostos. Todos fizemos por agradecer cada voto e dar voz a todos: no grupo Livros no Facebookno evento criado para o concurso e na página do Clube de Leitores. Enviámos mensagens particulares. Carregámos os murais com informação actualizada ao segundo! Fomos incansáveis... E nunca, mas nunca! nos faltou uma resposta. 

Só posso dizer que estamos de parabéns! E continuar a carregar esse orgulho com mais energia para continuar a crescer. Aos finalistas, vão também as minhas palavras de incentivo. Corremos pelas mesmas razões: o amor pela leitura e o pelo prazer dos livros. Força aos blogs Ler y Criticar, Ainda que os amantes se percam..., BranMorrighan e Come chocolates, pequena, come chocolates. 

Quanto a nós: estamos juntos! Todos os dias.

Rodrigo Ferrão

2 comentários: