segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

L'année 2012... e o que se espera de 2013 para o Clube de Leitores


2012 arrancou em grande, com o blog a ganhar um concurso como "Blog do ano 2011" na categoria Livros / Poesia / Literatura. Foi uma verdadeira batalha, com imensa gente envolvida a apelar ao voto. Para trás ficaram nomes de respeito do mundo da blogosfera.

É com prazer que anuncio que muito em breve vamos voltar a concorrer. Espera-se o mesmo entusiasmo e alegria. Participar será sempre positivo. Ganhar será especial - não há ninguém que goste de perder.

2012 foi, por isso, um ano de afirmação. O sonho de um pequeno aventureiro transformou-se num projecto que envolve muita gente. Não só os que escrevem aqui, mas todos aqueles que nos acompanham. Os números são impressionantes, mas não vou insistir neles... Basta estar atento a todos os locais onde estamos representados para perceber que o Clube de Leitores arrasta multidões e traz sempre debates interessantes e participados.

A nível pessoal, 2012 representou o fim de um ciclo profissional ligado aos livros. Muito me preocupa o "estado de leitura" dos portugueses. E é inegável que as editoras têm que se adaptar aos tempos que correm. Às muitas que desapareceram e às dificuldades que as livrarias passam; fica a minha luta para que o "objecto livro" não morra e para que a leitura não caia.

Este espaço continua a ser uma montra muito privilegiada do que se faz neste mundo. Este ano trouxe um importante aliado que fez com que o blog saísse do anonimato da sua casa para as ruas - o Bairro dos Livros. Tem sido mágico cruzar-mo-nos com as pessoas que nos teclam e gostam do nosso trabalho. É principalmente por eles que o entusiasmo não esmorece.

O blog continuará a dar estampa do melhor que se faz por cá. Vai celebrar a poesia, a ilustração e pintura, a chegada de novos talentos e a partida de outros. Os seus membros vão estar em sintonia para continuar a reinventar este espaço - de maneira alguma vamos adormecer e desapontar os que nos acompanham.

E não esquecemos a nossa veia de escritores. Apesar de não sermos autores consagrados, todos nós crescemos e nos afirmamos cada vez mais na escrita. Isso é algo que continuarei a procurar com os colaboradores. O blog vai escrevendo o seu próprio livro. Nada me poderia encher mais de orgulho.

Este ano vai trazer mais colaborações de autores. Seja pela forma directa seja pela forma de entrevista. É um objectivo que quero ver cimentado. Este espaço será de quem o quiser usar. Basta apenas alinhar no espírito e filosofia do mesmo. Disso não vamos abdicar - qualidade e originalidade acima de tudo!

Para ser igual à maioria... não vale a pena perder tempo. Não vale a pena existir. Espero que o sonho continue a comandar a vida de todos nós.

Cá estaremos!

Feliz ano de 2013. E boas leituras, pois claro!

Rodrigo Ferrão

1 comentário: