domingo, 16 de dezembro de 2012

Biblio-Mat, a máquina de vender sonhos antigos



No inicio deste ano o dono da livraria de livros manuseados, "The Monkey's Paw", Stephen Fowler, teve a ideia que acabou por lhe mudar a loja.

Enquanto tentava encontrar uma forma de "se livrar" dos milhares de títulos esquecidos e mais mal tratados teve a ideia de conceber uma espécie de máquina de venda automática para esses livros. A sua ideia original passava por ter alguém dentro de uma construção de madeira e sempre que uma moeda entrasse um livro saía.

Em conversa com um amigo, este ofereceu-se para construir a máquina e criar um automatismo para que ficasse realmente semelhante a uma máquina de venda automática. Assim nasce o "Biblio-Mat".

O "Biblio-Mat" é do tamanho de um frigorifico, pintado de verde pistache vintage com detalhes cromados. Na frente, num tipo de letra vintage, lê-se: "Cada livro uma surpresa, não há dois iguais. Coleccione todos os 112 milhões de títulos..."

Fowler diz que a máquina reforça algo que ele aprendeu no comércio de livros: As pessoas estão sempre à procura de significados. E o que começou por ser uma brincadeira da qual não pretendia fazer muito dinheiro, tornou-se num enorme atractivo que leva cada vez mais pessoas à livraria.

Aqui fica o vídeo para perceberem melhor esta ideia. Agora só falta espalhar pelo mundo!



Sem comentários:

Enviar um comentário