domingo, 9 de dezembro de 2012

12.12.12 - as fotografias, a exposição e o livro


Um ano de crise pelos olhos e pelas objectivas de 12 fotógrafos, que se juntaram para retratar o ano de 2012 em Portugal. O projecto 12.12.12 vai dar origem a uma exposição. E um livro com textos de 12 personalidades.

Quando o presidente do júri do prémio de fotojornalismo Estação Imagem Mora, Emilio Morenatti, disse, em Abril deste ano, que sentiu falta de trabalhos sobre a crise no concurso, José Carlos Carvalho, fotojornalista da Visão, não estranhou a avaliação. Ele tinha chegado a essa conclusão, meses antes, em conversa com o colega Nuno Fox.

Decidiram que queriam fazer uma coisa “a sério”. Fizeram uma lista de pessoas, de diferentes locais do país e de diferentes idades, mas com uma paixão em comum: a fotografia. Não só fotojornalistas – apesar de estarem em maioria -, mas também fotógrafos documentais.

Aos dois mentores juntaram-se Adriana Morais, Adriano Miranda, Duarte Sá, José António Rodrigues, José Manuel Ribeiro, Lara Jacinto, Nuno Veiga, Ricardo Meireles, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio. São 12 – tal como 12 são os meses do ano que vão retratar.



Para além da exposição fica imortalizado em livro, publicado pela QuidNovi.

Um projecto de fotojornalismo que reúne os maiores e mais premiados fotojornalistas portugueses, e que foca um drama nacional (a crise), associando fotografias de enorme valor simbólico e artístico com textos assinados por algumas das mais prestigiantes figuras nacionais de vários quadrantes.

O retrato social, político e económico de um dos mais difíceis anos do pós-25 de Abril é a proposta de um grupo de fotógrafos portugueses que se encontra a percorrer todo o país, incluindo ilhas, para registar em imagens o ano de 2012.

O projecto leva o nome de 12.12.12 e reúne duas gerações de profissionais da área do jornalismo e documental, que se propõem fazer a sua própria leitura da crise portuguesa. Com prefácio de António Barreto e textos de Ana Cristina Pereira, Luís Afonso, Vicente Jorge Silva, Graça Morais, Paulo Barriga, José Luís Peixoto, Fernando Alves, Carvalho da Silva, Ana Sá Lopes, Frei Fernando Ventura, entre outros.


Fotografia: Nuno Fox - Projecto 12.12.12

1 comentário:

  1. Miserável trabalho. Espero brevemente conseguir publicar um livro com as fotografias do nosso Portugal, que apesar da crise tem muito de bom para chamarmos a atenção. Miserável é o que tenho a dizer.

    ResponderEliminar