sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O presente e o futuro escrevem-se com a mesma palavra: confiança

Começo eu:

Por vezes sinto a necessidade de parar e pensar o projecto... que vou discutindo todos os dias com as pessoas que compõem este espaço. E vou percebendo junto delas que caminho devemos seguir. Onde estamos bem, onde podemos melhorar. Gerir um blogue é isto. Não é só sentar-me na cadeira e produzir um texto. Essa não é a realidade. Nem a minha nem a dos membros do Clube de Leitores.

Há todo um trabalho de bastidores pensado. Há todo um caminho traçado para dar um passo de cada vez. Temos que saber para onde ir a seguir. Sem pressas e com confiança. Não há pressão alguma. Nenhum de nós vive do que escreve. Ou do que encontra e partilha. Esta paixão não paga a conta do médico, da luz ou o talho.

Isso não é sinal de desleixo. Não é desculpa para dizer: "estou cansado, não me apetece". O blogue não pára. Por isso é que quem se compromete... tem que estar. Para quem quer, este é um espaço para demorar, vestir a camisola e divulgar. Não serve para arrendar a desculposos.

Paro aqui o meu discurso e dou lugar às palavras do Pedro Ferreira:

«O projecto Clube de Leitores nasce a partir da vontade de um livreiro extrapolar do seu mundo meramente comercial e dotar as pessoas que gostam de livros e do seu mundo de muitas mais informações, de um espaço de troca e partilha de leituras e experiências.

A partir daí, está aberta a porta para o convite a mais pessoas. Leitores, escritores, livreiros, editores, pessoas que amam os livros, um espaço para toda a gente que queira participar. A dinâmica própria deste meio obriga-nos a crescer e a querer sempre mais. Depois de o Clube de Leitores ter ganho o 1.º prémio de Blogue do Ano 2011 na categoria Livros/ Literatura/ Poesia, atribuído pelo blogue Aventar, esse desafio tornou-se ainda mais aliciante.

Estamos a crescer e estamos a mudar para melhor, sempre. Mudanças no design do blogue e optimização das ferramentas de busca e consulta dos seus conteúdos, bem como na fixação de rubricas sobre os mais variados temas. Ainda assim, não deixamos de ter espaço para a criação e para novos talentos no mundo dos livros. E é nesta parte que queremos também a vossa participação.» 


Agora regresso:

Significa isto que estamos oficialmente à procura de dotar o blogue de ferramentas de divulgação. A meu ver, o nosso blogue tem que equilibrar os 3 vectores que o sustentam: criatividade dos membros / leituras / divulgação. 

E este é, seguramente, um espaço onde a criação é muito bem explorada. As nossas leituras passam para o público e arrastam discussões no Facebook. Mas estamos a cair um pouco na divulgação. E por uma razão simples: nenhum de nós está activamente ligado ao mundo "profissional" dos livros. 

Volto ao Pedro:

A aposta passa pela «divulgação de actividades como lançamentos, apresentações ou conferências; mas também abrir espaço para entrevistas com autores, editores, designers, ilustradores, pessoas que importam na elaboração dos livros. Neste objectivo inclui-se também a busca de parceiros que possam e queiram participar connosco nas actividades em que estamos envolvidos.

Da parte do Clube de Leitores prometemos o que podemos prometer. Dedicação ao que fazemos por amor aos livros e à leitura bem como ao inconformismo de não nos deixarmos adormecer. Honestidade nas nossas opiniões e empenho na nossa participação naquilo a que nos propomos.»

E assim terminamos! 

Celebramos em conjunto todos os passos que damos. O presente e o futuro escrevem-se com a mesma palavra: confiança!

Sem comentários:

Enviar um comentário