quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lendas do Porto, o regresso!


É um regresso muito esperado pelo público. Depois do sucesso que foi o Lendas do Porto eis que surge agora um segundo volume. Desta cidade e região com tanta história para contar só se poderia mesmo pensar esta obra em volumes. De certo que será um sucesso como o primeiro. O Clube de Leitores preparou várias surpresas para este livro, para já fica o convite para no sábado virem à apresentação no Porto... brevemente mais noticias!

O livro será apresentado por Rui Moreira, Presidente da Associação Comercial do Porto e director da revista “O Tripeiro”. A sessão terá lugar a 1 de Dezembro, sábado, pelas 17h00, no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, no Porto (Rua Ferreira Borges, 101).

"Podemos, na maior parte das vezes, sorrir com o carácter naif e fabuloso das velhas lendas de mouras encantadas e de tesouros escondidos ou perdidos, mas persistimos no gosto de conhecer e perpetuar essas narrativas tecidas ao longo dos tempos. Cativados pela sua magia e poesia, contrastante com este nosso mundo em aceleração técnica e informativa, condescendemos a deixarmo-nos encantar por histórias que, durante largos séculos, foram sendo forjadas…" - da introdução de Joel Cleto

Depois do sucesso de Lendas do Porto, este segundo volume dá a conhecer mais duas dezenas de histórias tradicionais da região, não abdicando de uma análise crítica que não só explica o que nelas é inverosímil, mas que valoriza também o que nelas há de credível. Do povo que habitava há mais de dois mil anos o Monte da Senhora da Saúde, de que se perdeu a memória, até aos surpreendentes materiais de construção utilizados por Siza Vieira na Casa de Chá da Boa Nova, o leitor encontrará também, ao longo das páginas deste livro, as lendas que justificaram a relação da cidade com os seus três santos padroeiros, o motivo da associação do Futebol Clube do Porto ao dragão, a explicação de topónimos como Vitória ou Campanhã.

E porque o Porto é um território comum de Identidade, de Memória e de Património(s), de uma comunidade que não se confina ao espaço definido pelo rio Douro e pela Estrada da Circunvalação, as lendas que explicam a construção da igreja de Matosinhos, o reflexo da peste negra nas margens de Gaia, ou a origem das Águas Santas da Maia, juntam-se às suas congéneres portuenses, à mistura com tesouros até hoje escondidos, belas mouras encantadas, misteriosas deslocações de igrejas…

Sem comentários:

Enviar um comentário