sábado, 17 de novembro de 2012

J. K. Rowling em romance. «Uma Morte Súbita» será um sucesso ou um flop?

Chega às livrarias no dia 21 deste mês, o primeiro romance de J. K. Rowling. E há coisas que me levam a pensar que não vai resultar. Acho que há pequenos aspectos que me perturbam, logo à partida...

Primeiro: a capa. Bem sei que a edição portuguesa que a Presença está a lançar é igual à internacional. Mas, para primeiro romance para adultos de uma das maiores recordistas de sempre de vendas de livros juvenis, acho que ficou muito aquém.

O título também está mal escolhido: «Uma morte súbita». Se me guiasse pelo mesmo sem saber nada, é bem provável que o ignorasse. Ou este livro é um hino ou eu não volto à leitura de livros de J.K. Rowling.

Por fim, o preço e o número de páginas. Cobrar 21.90€ por 496 páginas parece-me uma aposta ao lado.

Não sei. Posso estar redondamente enganado. Já achei que alguns livros não iam dar em nada e venderam bem. E vice-versa: não dar nada por um livro que vendeu como farturas. Como tal, para não me armar em futurologia, fica a sinopse e algumas críticas ao livro da escritora.


«Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling, a mundialmente famosa «mãe de Harry Potter». Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas? Um livro a não perder.»

«Um romance imponente, ambicioso, brilhante, profano, divertido, profundamente perturbador e eloquente. Um livro bastante comovente pela mão de alguém que compreende a um nível profundo e não só os seres humanos mas também a essência do romance.»
Time Magazine

«Um romance pleno de perspicácia e engenho, esplendidamente delineado, e terminado com inteligência. À altura do talento de J.K. Rowling como contadora de histórias.»
The Economist

1 comentário:

  1. Não acredito que se vá tornar um livro "notável" mas em termos de vendas, por ser o primeiro para adultos da autora, acho que o factor curiosidade vai levar muitas pessoas a comprá-lo.

    ResponderEliminar