segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cronicando pela Ásia... Os autocarros na Tailândia

Pausa no meu relato de viagem pela Ásia. Chegou a hora de fazer uma observação. 

Os autocarros na Tailândia são de condições discutíveis. Mas posso dizer que muitos deles são bem melhores do que aqueles que há aqui na Europa. Assim como as autoestradas. Servidas, em muitos troços, por três vias.

Não. O desenvolvimento na Tailândia não está assim tão atrasado! Para vos dar uma ideia, atravessar o país de sul a norte (24 horas de camioneta) fica barato. E viaja-se quase sempre de forma confortável. É normal até haver mantas para dormir e ser servido um snack e uma cola.

Os problemas: filmes em Tailandês. Pior... só mesmo se for karaoke (o que também abunda). Outro: o ar condicionado. Eles têm um fascínio estranho pelo frio, quase ao ponto das pessoas gelarem. Posso dizer-vos que as mantas são mesmo necessárias.

Nestas longas viagens pára-se pouco. E é habitual darem-nos uma senha para refeição numa "área de serviço" (incluído no preço do bilhete). Cuidado com a comida que escolhem! O meu conselho é: perguntem bem o que têm à frente. É que não há muito para variar nas estações e correm o risco de comerem coisas estranhas.

Voltando aos autocarros... há para vários estilos e gostos. Os que preferem aventura, podem sempre escolher o estilo «Indiana Jones». Mas também há os «modernos». Dentro destes ainda podem escolher entre uma viagem «normal» ou «vip». Não faço ideia como são os autocarros vip, mas os normais são bem bons. Por fim, há muitos "janela aberta", ou seja, com ar condicionado de borla. Mas torçam para que a viagem seja feita a uma boa velocidade... De outra forma, assam rápido!

Quanto ao estilo dos autocarros... alguns chegam a ser obras de arte. Eles decoram tudo. Por dentro e por vezes por fora. Ora vejam lá a foto deste...



Rodrigo Ferrão

Sem comentários:

Enviar um comentário