sábado, 17 de novembro de 2012

Cronicando pela Ásia... Os adeptos de futebol

A Ásia é conhecida pelo fanatismo quase religioso com que acompanha o futebol. A liga inglesa é capaz de ser a mais apreciada. Vi muitos adeptos do Manchester United, Chelsea, Arsenal ou Liverpool. Não sei como anda "a onda" em 2012. Mas foi o que vi no meu périplo em 2009. 

Mourinho treinava um clube Inglês. Cristiano Ronaldo tinha eliminado o Porto na Liga dos Campeões pelo Man U, em pleno Estádio do Dragão (estava eu em Macau, acabado de chegar de 20 e muitas horas de voo).

Entre os jogadores mais populares está, claro, Ronaldo. Sempre que dizia que era português, normalmente observavam logo - "ohh, Cristiano Ronaldo!!". Portugal podia ser no Norte da Rússia, na linha tropical da América do Sul ou algures na Macedónia! Duvido que a maioria soubesse onde era.

São estes os heróis do que o Oriente mais aprecia e ama. 

E ali, no meio dos milhões de pessoas com que me cruzei, tive um dia que me enche de orgulho clubístico. De todas as centenas de camisolas de clubes que vi, apanhei uma do Futebol Clube do Porto. Foi na Tailândia e, claro está, não resisti a tirar foto... 


Rodrigo Ferrão

Sem comentários:

Enviar um comentário