quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cronicando pela Ásia... Banguecoque (capítulo II)

Banguecoque, 16 de Abril 2009
Capítulo 2

Curiosa imagem.

Os polícias em Macau têm a mesma farda que os de Portugal. O clássico azul, mas em corpos pouco nutridos. De olhos afiados em bico. Magrelas. A pistola devia ter metade do peso de cada um deles!

E nisto, na Tailândia, capto uma foto que vale ouro. Um grupo de polícias de intervenção. Dois deles de óculos escuros, o mais na moda possível. E, se repararem bem, parece que estão orgulhosos por serem fotografados. A posse autoritária é misturada com um leve sorriso para a câmara.


Banguecoque. Cidade que vivia politicamente uma crise quando cheguei... Toda a gente se mostrou preocupada. Eu nem tanto. Nunca me senti ameaçado pelas duas facções: de um lado os apoiantes do actual Rei. Por outro, os preocupados com a sua sucessão. Os Reds e os Yellows. Na verdade, trata-se de receio em relação à Rainha e ao Príncipe e futuríssimo governante. 

Era uma luta entre eles. Nós turistas não temos nada a ver com isso. Mantivemos o estatuto - valemos dólares, estadia, refeição e compras. Posso afirmar que nunca tive problema com os senhores de farda. Apenas uma paragem para revistar a mala quando seguíamos em viagem para Norte.

Mas ainda falta muito para lá chegarmos.

Rodrigo Ferrão

Sem comentários:

Enviar um comentário