terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dulce Maria Cardoso vai ser condecorada Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras da França



A escritora Dulce Maria Cardoso vai ser condecorada na quarta-feira, em Lisboa, com as insígnias de Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras da França, atribuída pelo Ministério francês da Cultura.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de França em Lisboa, a cerimónia de entrega das insígnias está marcada para as 18:30 de quarta-feira, no Palácio de Santos, com a presença do embaixador Pascal Teixeira da Silva.

Criada em 1957, a condecoração da Ordem das Artes e Letras corresponde a uma das mais altas distinções honoríficas da República Francesa e homenageia personalidades que se destacaram pela sua contribuição na difusão da cultura francesa.

A França já distinguiu algumas dezenas de personalidades portuguesas com esta Ordem, como Manoel de Oliveira, Amália Rodrigues, Joaquim Benite, Álvaro Siza Vieira, Júlio Pomar, António Lobo Antunes, João Bénard da Costa e Agustina Bessa-Luís.

"Ao entregar esta prestigiada condecoração a Dulce Maria Cardoso, a França deseja reconhecer a escrita que emocionou inúmeros leitores em Portugal, em França e em muitos outros países e homenagear esta brilhante escritora, que tem desempenhado um papel importante na divulgação da cultura francesa", justifica a embaixada na nota de imprensa.

Nascida em Trás-os-Montes, em 1964, Dulce Maria Cardoso passou a infância em Angola.

Regressou a Portugal na "ponte aérea" de 1975, como muitos portugueses, na sequência do processo de descolonização daquele país africano, e estudou na Faculdade de Direito de Lisboa, tendo escrito argumentos para cinema, contos e romances.

Em França, estão publicados alguns dos seus contos e as obras "Campo de Sangue" (2002) e "Os Meus Sentimentos" (2005).

Com o romance “O Chão dos Pardais”, publicado em 2009, recebeu o Prémio Pen Club 2010. “O Retorno”, editado em 2011, sobre a experiência dos retornados de Angola, foi distinguido com o prémio especial da crítica LER/Booktailors.

O livro "O Retorno" já foi Livro do Mês aqui no blogue, se quiserem recordar o que foi escrito na altura é só seguir o link - Livro do Mês "O Retorno".

Sem comentários:

Enviar um comentário