sexta-feira, 7 de setembro de 2012

"Typography Sketchbooks" - a tipografia em riscos e rabiscos


A tipografia é uma obsessão para a maioria dos designers. É o coração de toda a comunicação visual e é uma das formas mais puras de projecto, uma que sempre pode ser melhorada e aperfeiçoada.

"Typography Sketchbooks" entra nas mentes de designers que criam tipos de letra, palavra, imagens e logótipos através de seus cadernos particulares. O resultado dessas reflexões abrangentes tipográficas oferece uma visão fascinante sobre a qualidade expressiva de letras e palavras. Destinado a todos aqueles que usam o tipo, à mão ou na tela, este compêndio agradável salienta a importância da boa tipografia num momento em que os hábitos de leitura estão a mudar e celebra uma arte que perdurou por séculos e continua a destacar-se.

Projecto levado a cabo por Steven Heller e Lita Talarico, co-presidentes do programa Design MFA e os designers Travis Caim, Viktor Koen, Matt Luckhurst, Esther Smith K + Dikko Faust.

"Typography Sketchbooks" inclui obras de referência da actualidade no design, incluindo Ivan Chermayeff, Segua Carlos, Milton Glaser, Kalman Maira, Aufuldish Bob, Carter Mateus, Javier Mariscal, Thomas Patrick, Erik Spiekermann, Nubel Viktor, Peter Bilak e Jean-Baptiste Levee. No total são cerca de 120 designers de todo o mundo incluídos neste projecto.


Para além de tudo o que se possa dizer ou escrever sobre este livro, nada supera a visão. Um prazer poder folhear as páginas e admirar para além das obras, a forma como está construído e organizado, com responsabilidade de concepção para Arezoo Moseni.


Para tal, deixo uma série de imagens retiradas do livro e também um vídeo com o folhear das páginas. Em Portugal encontra-se com alguma facilidade nas maiores redes livreiras do país em versão de capa dura. Também existem em paperback mas parece-me mais difícil encontrar. Uma edição da Thames & Hudson com mais de 600 imagens, obrigatório para quem estuda e trabalha de tipografia ou simplesmente gosta desta área.






Sem comentários:

Enviar um comentário