terça-feira, 18 de setembro de 2012

É literatura... oh estúpido!


As noticias boas primeiro:
A escritora Maria Teresa Horta, foi distinguida com o Prémio D. Dinis pelo romance “As Luzes de Leonor”. 
 
Depois as noticias de quem tem consciência e coragem e nunca se deixou assustar com nada nem ninguém. Maria Teresa Horta já quase dispensa apresentações. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dedicou-se ao cine-clubismo, como dirigente do ABC Cine-Clube, ao jornalismo e à questão do feminismo tendo feito parte do Movimento Feminista de Portugal juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa. Em conjunto lançaram o livro "Novas Cartas Portuguesas". Teresa Horta também fez parte do grupo Poesia 61. Publicou diversos textos em jornais como Diário de Lisboa, A Capital, República, O Século, Diário de Notícias e Jornal de Letras e Artes, tendo sido também chefe de redacção da revista Mulheres.
 
Maria Teresa Horta recusa receber prémio literário das mãos de Passos Coelho. Numa cerimónia que contaria com a presença do primeiro-ministro.

“Na realidade eu não poderia, com coerência, ficar bem comigo mesma, receber um prémio literário que me honra tanto, cujo júri é formado por poetas, os meus pares mais próximos - pois sou sobretudo uma poetisa, e que me honra imenso -, ir receber esse prémio das mãos de uma pessoa que está empenhada em destruir o nosso país”, explicou Maria Teresa Horta
 
Agora as más noticias.
Um Primeiro-Ministro que já não espanta, ou pelo menos, já não deveria espantar. Depois de acabar com o Ministério da Cultura e de chamar a si a responsabilidade directa nesta pasta, fez com que o Secretário de Estado, por acaso um homem das letras, acabasse também por desaparecer. Resta saber se por opção ou por vergonha!
 
A resposta do Primeiro-Ministro é no mínimo vergonhosa e vinda de uma forma de quem não parece perceber ou saber as funções que desempenha no país.  Em primeiro lugar diz não conhecer a autora, tentando desvalorizar as suas palavras. Admita-se que só aqui já demonstra um analfabetismo que não fica bem a quem anda nestas lides. Em segundo afirma desconhecer a existência deste prémio, o que é uma ofensa grave ao próprio prémio e a quem o promove como demonstra quão longe pode ir a sua incompetência.
 
Então não é que este senhor ia entregar um prémio e nem se dá ao trabalho de saber o que é?! 

Certo e sabido é que com o que tem rodeado este últimos dias desta governação este é com certeza mais um prego no caixão!

2 comentários:

  1. Além de estúpido é ignorante, incompetente demagogo e sem vergonha. Isto só porque o mais que há para dizer vê-se, todos os dias, no ato da sua "governação".

    ResponderEliminar
  2. A honestidade intelectual de MTH, a quem parabenizo mesmo não recebendo o citado e merecido prémio.

    ResponderEliminar