quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Uma voz

Rodrigo Ferrão…

«Conheci o Rodrigo há uns anos, quando ele trabalhava na livraria Leitura, no Shopping Center Cidade do Porto. Como sempre acontece, na minha carteira há vários papelinhos com listas de livros que vou atirando para lá à medida dos assuntos que vou tendo que trabalhar ou pesquisar. Nesse dia, foi ao Rodrigo que entreguei uma das minhas listas de livros… poesia, creio. À medida que lia a lista, o jovem sorria por detrás dos óculos encavalitados no nariz. Franzi o sobrolho e indaguei para mim mesma que raio estaria a pensar o jovem alto e magro para sorrir assim… "Não tenho estas obras aqui na livraria mas farei tudo o que estiver ao meu alcance para as conseguir."

Percebi de imediato que conhecia os autores e possivelmente até mesmo as obras. De repente, tinha diante de mim alguém que não era simplesmente um vendedor de mercadoria mas, e também, um conhecedor. Alguém que gostava de livros com toda a certeza. Há quarenta e seis anos que calcorreio livrarias e alfarrabistas e nunca encontrei ninguém do outro lado do balcão como o Rodrigo. Encontrei muitos vendedores de livros mas nunca um livreiro. O Rodrigo é um livreiro.

E ao longo dos últimos anos tem sido o Rodrigo a localizar os livros de que tenho precisado, o que foi permitindo que nos tornássemos amigos. Este contacto com ele, permitiu-me também ir descobrindo a pessoa que existe por detrás do livreiro. Um jovem invulgarmente culto, assertivo e educado. Mas também alegre e divertido, com uma razoável capacidade de liderança. É das raras pessoas que encontrei que procura cultivar os quatro saberes: saber/saber – saber/fazer – saber/estar – saber/ser.

Mas o Rodrigo é também um curioso das terras e dos povos deste planeta, gosta de viajar. E gosta de partilhar conhecimentos, não os guardando só para si. E aprende-se imenso com o Rodrigo. Ele é também um inventivo-criativo. Não sei se o Rodrigo tem defeitos mas lá terá com certeza as suas imperfeições. Mas, e como dizia um professor meu: "Meus senhores, cada um de nós é perfeito nas suas imperfeições!" Tudo isto para dizer que sou uma privilegiada em ter o Rodrigo como amigo.»

Isabel Matos Pereira


*A foto é da livraria Almedina Arrábida Shopping.

Sem comentários:

Enviar um comentário