sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Clube de Leitores COM_vida... Ana Correia. Hoje com Firmin de Sam Savage. E miniaturas para descobrir...

Firmin nasce num ninho feito pela sua mãe com folhas de um romance de Charles Dickens no sótão de uma velha livraria. Como era o mais fraco e novo dos irmãos nunca chegava às tetas da mãe. Para sobreviver começa então a comer livros…

“De início eu limitava-me a comer, roendo e mastigando alegremente, guiado pelos ditames do paladar. Mas depressa comecei a ler aqui e ali os contornos das minhas refeições. E com o tempo passei a ler mais e a comer menos até dar por mim a gastar todas as minhas horas de vigília a ler, mastigando apenas as margens brancas.”

Torna-se assim um rato culto, contudo não consegue entender as regras do mundo e suas injustiças, decepcionado quando a sua única esperança é ser amado. É finalmente amado quando menos esperava isso acontecer, na sua amizade com um alfarrabista.

A tragédia de Firmin é sem dúvida a sua humanidade, uma alma presa num corpo de ratazana. Um livro cheio de humor e tragédia, como toda a vida é feita.


Miniatura realizada por mim e inspirada no livro. Se quiserem ver mais dos meus trabalhos visitem o meu site: http://mycupofteaminiatures.wordpress.com/

Ana Correia

*Firmin é um livro de Sam Savage. Publicado em Portugal pela Editorial Planeta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário