domingo, 12 de agosto de 2012

Amado: o poema e a música


Consta que o poema "É Doce Morrer no Mar" nasceu em 1941 numa reunião de amigos em casa do pai de Jorge Amado, o coronel João Amado de Faria. No meio da animação, o músico Dorival Caymmi glosou trauteando o tema do livro "Mar Morto": "É doce morrer no mar / nas ondas verdes do mar". Amado não se encolheu e completou ali mesmo o resto do poema/canção.Caymmi recorda: "Chegou a haver um concursinho entre os presentes [entre outros, Erico Veríssimo e Clóvis Amorim] mas acabaram prevalecendo os versos de Jorge".

"É Doce Morrer no Mar" viria a ser gravado por Caymmi.




"É doce morrer no mar

É doce morrer no mar
Nas ondas verdes do mar

A noite que ele não veio foi
Foi de tristeza pra mim
Saveiro voltou sozinho
Triste noite foi pra mim

É doce morrer no mar
Nas ondas verdes do mar

Saveiro partiu
de noite foi
Madrugada não voltou
O marinheiro bonito
sereia do mar levou

É doce morrer no mar
Nas ondas verdes do mar

Nas ondas verdes do mar meu bem
Ele se foi afogar
Fez sua cama de noivo no colo de Iemanjá"

* * * * * * * * * * * *

Poemas de Jorge Amado? Pois sim, se até os publicou. Não que alguém os encontre. O livro- raríssimo! - chama-se "A Estrada do Mar" e foi publicado em 1938. Se encontrarem algum, agarrem-no. 
Entretanto, segundo notícias recentes, vários poemas de Jorge Amado, uma espécie de poemas-prosa, escritos para a voz das suas personagens, têm vindo a ser transpostos para canção. 

João Bosco assina "Lamento de Glória", que é agora tema da personagem Glória - lembram-se da teúda e manteúda do coronel Coriolano Ribeiro? -, interpretada pela actriz Suzana Pires no remake da novela "Gabriela Cravo e Canela" (que estreou em Junho na Rede Globo e que a SIC vai emitir também mais para o final deste ano).
Já "Cantiga Para Ninar Malvina" - que abre o terceiro capítulo do livro de Amado - tem música de Dorival Caymmi, que fez também "Alegre Menina", o tema de amor entre Gabriela e seu Nacib, cantado por Djavan. Ouçam. Bonito, não é?



Sem comentários:

Enviar um comentário