domingo, 5 de agosto de 2012

"A menina que não gostava de ler" de Manjusha Pawagi


Meena odeia livros. Os pais têm livros em todos os lugares - os livros estão sempre no seu caminho - empilhados em armários, nas gavetas, pelas mesas e móveis da casa, no chão e até mesmo no sofá. Os pais compravam livros e não paravam de os trazer para casa, emprestados, da biblioteca, nunca paravam de entrar em casa.

Um dia Meena vira um monte muito alto de livros infantis que ao caírem deixam sair das páginas uma incrível variedade de personagens: princesas, fadas, sapos e coelhos. Nenhum deles sabe a que livros pertence e para ajudá-los a encontrar o seu caminho de casa, Meena tem que ler! Enquanto ela lê os livros um por um, acaba por desenvolver gosto pelos livros e torna-se uma leitora assídua.

O livro está traduzido em 15 línguas e tem sido um sucesso entre as crianças e adultos. Apesar disso não encontrei nenhuma edição de uma editora de Portugal. Usado como instrumento motivacional, o conto foi adaptado para animação e também dobrado em português (Brasil). Presta primariamente a função de incentivar os mais jovens ou não alfabetizados. Pode ser usado como material para discussão em sala de aula, para qualquer grupo etário ou nível de aprendizagem.

1 comentário:

  1. A Terramar tem esta edição, com o título A menina que detestava livros: http://www.fnac.pt/A-Menina-Que-Detestava-Livros-Manjusha-Pawagi/a341498 publicada na Internet pelos contadores de histórias: http://contadoresdestorias.wordpress.com/2007/12/14/a-menina-que-detestava-livros-manjusha-pawagi/

    ResponderEliminar